Topo

São Paulo

Sem convencer, São Paulo de Diniz busca regularidade para fugir de críticas

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/09/2020 04h00

O São Paulo segue na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro. Ontem (9), no Morumbi, o Tricolor paulista somou mais um ponto ao empatar com o Red Bull Bragantino por 1 a 1. No entanto, o futebol apresentado pela equipe não tem agradado nem mesmo o próprio treinador Fernando Diniz. Para obter o resultado, a equipe contou com a sorte — afinal, o adversário desperdiçou duas cobranças de pênalti no confronto. O diagnóstico é de que o time precisa ter mais regularidade e objetividade nos confrontos.

Agora, o São Paulo e o Flamengo têm 17 pontos, com 63% de aproveitamento — e estão atrás do líder Internacional, que joga nesta noite contra o Ceará, no saldo de gols.

"O que me preocupa mais é a oscilação. Temos de ser um time mais consistente. Temos de manter a consistência do time, não dá para fazer um jogo bom e outro ruim. Todo time vai oscilar, mas temos de diminuir essa oscilação. O jogo de quinta tem um caráter muito decisivo contra o River Plate [pela Libertadores]. Temos de trabalhar para o time ser mais coeso e consistente em todos os momentos do início ao fim do jogo. Esse está sendo o nosso principal problema", afirmou o técnico.

Curiosamente, Diniz sempre foi questionado justamente por não obter resultados consistentes durante a sua carreira. Por isso, acabou sendo mandado embora do Athletico-PR e do Fluminense. Nos dois clubes, foi falado que o técnico havia deixado como legado uma equipe bem montada, que criava muitas oportunidades e que jogava um futebol vistoso. A falta de resultados, porém, acabou custando o emprego do comandante nessas que foram as únicas chances dele em clubes grandes.

Já no caso do Tricolor paulista, o principal questionamento é a oscilação de rendimento, e não a falta de resultados. Em geral, o time tem alternado 45 minutos consistentes com os outros 45 muito aquém ao esperado.

Até mesmo quem deveria ser alvo de elogios e tem número expressivos, como o atacante Luciano, também oscila e leva suas broncas. O jogador fez o gol de empate no duelo de ontem. Antes, porém, havia colocado a mão no lance que originou o primeiro pênalti do adversário. Fernando Diniz ficou revoltado, bateu palmas de maneira irônica e xingou o pupilo.

"Como eu tenho essa relação de confiança com ele eu posso ser espontâneo. Posso cobrá-lo. E ele melhorou e rende por conta disso. É lógico que eu me irritei porque a gente sofreu um pênalti que era um lance totalmente evitável. A minha relação com o Luciano é ótima por conta disso, porque posso cobrá-lo e ele responde muito bem a isso. É um jogador que tem muito a contribuir ainda ao São Paulo", disse Diniz.

Vale destacar que Luciano, única contratação do São Paulo para a temporada, fez quatro gols em sete jogos. O jogador ainda deu uma assistência para Pablo marcar o seu na vitória sobre o Sport.

São Paulo