Topo

Renato Gaúcho critica cobranças ao Grêmio: "Tempestade em copo d'água"

Do UOL, em Porto Alegre

10/09/2020 22h16

O Grêmio venceu o convenceu diante do Bahia, hoje, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Depois da vitória por 2 a 0 fora de casa, Renato Gaúcho valorizou o resultado como visitante e aproveitou para criticar as cobranças feitas nas últimas semanas — durante jejum de triunfos no Brasileirão. Para o treinador, houve exagero. Foi feita uma 'tempestade em copo d'água' com o momento vivido pelo time.

Alisson e Darlan fizeram os gols do Grêmio no estádio do Pituaçu.

Renato Gaúcho afirmou que no início do jogo, o time sentiu as mudanças táticas. O 4-5-1 fez a equipe ficar muito recuada e deu espaço ao Bahia, que pressionou e criou chances. Ao pular para uma formação com Isaque mais à frente, na companhia de Diego Souza, o rendimento melhorou. O primeiro gol saiu e a vitória se desenhou.

"O lugar do Grêmio não é lá atrás. Era importante, não voltar a confiança nos jogos, mas no todo. Aqui dentro o ambiente sempre esteve muito tranquilo. Importante a vitória fora de casa, sempre dá uma confiança a mais para o grupo", disse Renato.

Mais adiante, o treinador foi perguntado outras duas vezes sobre os reflexos do resultado no ambiente do clube. E aí, respondeu criticando as contestações recentes.

"A tranquilidade que vocês tanto falam o Grêmio nunca deixou de ter. A gente sabe que precisa melhorar, mesmo ganhando jogos. E no momento que as vitórias não estão vindo, a gente sabe que precisa melhorar. A gente sempre respeita a opinião de vocês, mas uma coisa que não concordo é o seguinte. É inacreditável o que as pessoas tentam fazer com o ambiente do Grêmio. Inacreditável. O Grêmio ganhou sete títulos, acabou de ganhar o Campeonato Gaúcho. 'Ah , o campeonato gaúcho não serve para nada'. Não serve para nada para quem perde. Começamos o Brasileiro sem estar bem, ok. Mas começaram a botar coisas aí na cabeça da nossa torcida. O que está errado? Excesso de títulos? Tem muita coisa que não entendo… Ao invés de as pessoas colocarem para cima, as pessoas começam a achar coisas que não existem. Não existem. Muitas coisas não vou deixar entrar aqui. Melhorar, todos nós precisamos melhorar. Mas fazer tempestade em copo d'água por não ganhar três, quatro jogos? Quando ganha é bom e quando perde é ruim? Pô… A torcida pode ficar tranquila, em breve o Grêmio vai estar lá em cima. Muitos clubes não ganham títulos há anos e não tem essa crise, entre aspas, que criam aqui no Grêmio. Isso não vai entrar no vestiário. Nosso grupo é protegido pelo presidente, pelo Klauss, por mim. Mas pelo amor de Deus, gente. Sem tempestade em copo d'água", declarou Portaluppi.

O Grêmio volta a campo diante do Fortaleza, domingo, em Porto Alegre. E na quarta-feira (16), visita o América de Cali-COL na terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.