Topo

Internacional

Quem é Leandro Fernández, reforço "surpresa" do Internacional

Leandro Fernández em ação pelo Independiente - Divulgação/Independiente
Leandro Fernández em ação pelo Independiente Imagem: Divulgação/Independiente

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/09/2020 09h00

Leandro Fernández foi anunciado pelo Inter já passava da meia-noite. O vice de futebol Alessandro Barcellos se antecipou e informou a chegada do jogador, que ocorrerá nesta quinta-feira. Livre desde o fim de junho, ele assinará até o fim do ano que vem após realizar exames médicos no clube.

O anúncio foi surpreendente e rápido, numa negociação resolvida em poucos dias. Fernández, que trabalha com o mesmo empresário do técnico Eduardo Coudet, Christian Bragarnick, estava acertado para atuar no Elche, da Espanha. Mas o Colorado, que já tinha o jogador sob monitoramento e tinha cogitado investida anteriormente, agiu rápido para conseguir finalizar o negócio.

A trajetória dele aponta altos e baixos. O começo promissor na Argentina pelo Defensa y Justicia, passagens pelo futebol do México e da Guatemala, o retorno ao país e algumas mudanças de clube.

A melhor temporada foi 2015, quando marcou 17 gols em 42 jogos pelo Godoy Cruz. Em seguida assinou com Independiente, clube pelo qual manteve vínculo até agora. A temporada 2017/2018 foi a mais proveitosa pela equipe, quando fez 10 gols em 34 partidas.

Em seguida foi emprestado ao Vélez Sarsfield, por duas temporadas, viveu altos e baixos, com 13 jogos e três gols na primeira, 12 jogos e dois gols na segunda, sofreu uma lesão e teve uma recuperação gradual. Pelo Independiente, agora, foram 10 partidas e dois gols.

Ao fim do vínculo, o secretário executivo do Independiente, Héctor Maldonado, propôs uma renovação de contrato por mais seis meses, mas não houve acerto salarial.

"Fernández é um jogador rápido, atacante que joga mais pelos lados do campo, é um jogador que pressiona a zaga adversária, gosta deste tipo de lance. Não é um goleador nato, mas marca alguns gols. Ele é um jogador que oscila grandes momentos, com gols em clássicos e jogos grandes, com atuações bem mais fracas e expulsões bobas. É um jogador extrovertido, provocador, de personalidade forte, é um bom jogador", disse Lucho Silveira, comentarista de futebol sul-americano da rede Dazn, ao UOL Esporte.

Da última passagem pelo Independiente resta um registro neste ano contra clubes brasileiros. O jogador esteve em campo nos dois jogos da equipe contra o Fortaleza pela Sul-Americana. Na Argentina, Fernández marcou o gol da vitória de sua equipe por 1 a 0, que combinado com a derrota por 2 a 1 no Brasil levou adiante o time de Avellaneda na competição.

"É um jogador que vai se adaptar, por sua característica. Tem ótima pegada, a virtude de chutar com as duas pernas. É um jogador físico, gosta da primeira pressão, como exercemos. Obviamente que é o mesmo caso do Abel (Hernández), temos que tomar cuidado com tempo, ver como está, porque não está jogando, apenas treinando. Não podemos perder de vista que precisávamos encontrar jogadores livres, mas certamente se vocês e os torcedores procurarem imagens dele vão achar gols lindos. É um jogador de caráter, que joga centralizado e pelos lados, e tem ótimas características", disse o técnico Eduardo Coudet.

Fernández irá suprir uma carência evidente no elenco do Internacional. O Colorado sofre com ausência de atacantes. Paolo Guerrero, Yuri Alberto e Pottker estão lesionados. Peglow testou positivo para Covid-19. Nesta semana, o clube apresentou o uruguaio Abel Hernández.

"Se Abel e Fernández podem jogar juntos? Sim, podem. Todos podem jogar juntos. Hoje não temos um atacante posicional. A partir disso todos podem jogar juntos. São jogadores que vão se adaptar ao sistema. Fernández já jogou como centroavante, mas também pelos lados e como segundo atacante que é a posição em que eu mais gosto dele atuando e que seguramente vamos utilizar por aqui. Mas primeiro vamos ver como ele está, não podemos acelerar os processos", ressaltou Coudet.

No Inter, além de concorrer por uma vaga no ataque terá que participar de um "rodízio" entre os estrangeiros. São oito no grupo. Com Paolo Guerrero sem perspectiva de jogar até a temporada que vem, restam sete atletas para cinco vagas em jogos de competições nacionais. Além dele, Abel Hernández, Musto, D'Alessandro, Sarrafiore, Saravia e Cuesta estão disponíveis no grupo.

Internacional