Topo

Edmundo diz que pai de Neymar e questões financeiras tiram foco do atacante

Comentarista disse ainda que astro do PSG "está mais preocupado em ser o melhor do mundo do que em ser campeão com a seleção" - Instagram
Comentarista disse ainda que astro do PSG "está mais preocupado em ser o melhor do mundo do que em ser campeão com a seleção" Imagem: Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/09/2020 22h31

O ex-atacante e atual comentarista Edmundo crê que questões financeiras e familiares atrapalham para que Neymar possa atingir o potencial que se espera dele na seleção brasileira.

Em entrevista ontem ao jornalista Felipeh Campos, o ex-jogador de clubes como Vasco e Palmeiras disse que o astro do Paris Saint-Germain não se dedica como poderia a grandes conquistas com a seleção por ganhar muito dinheiro na Europa.

"Eu acho que ele tem um um pai que atrapalha muito. O pai deveria ser só o pai, e não uma celebridade, e ele se tornou", disse Edmundo, que complementou:

"A seleção brasileira sempre precisou de ídolos. Tem uma forçação de barra muito grande em fazer o Neymar ser alguém que possa competir com o Pelé (...). Ele ganha 40 milhões de euros por ano só do Paris Saint-Germain. Ele está, num português claro, cagando e andando para a gente. Essa é a grande verdade. Ele virou uma estrela mundial."

Também de acordo com o ex-atacante, Neymar "está mais preocupado em ser o melhor do mundo do que em ser campeão com a seleção".

"Mas não acho que seja culpa exclusivamente dele. Acho que tem todo um entorno com muito dedo do pai", opinou.

Para Edmundo, a influência do pai em questões extracampo afeta o desempenho do jogador como um todo. Assim, em momentos decisivos, faltaria dedicação para rebater os críticos.

"Não o conheço. Já estive com ele algumas vezes, ele foi extremamente simpático comigo, dizendo que era palmeirense quando era criança, que sempre jogava com a 7, gostava muito de mim. Fiquei muito lisonjeado. Às vezes, eu me pego sendo muito crítico ao comportamento, ao futebol dele, sem ter sido exemplo. Mas eu sempre tive amor ao que eu fazia. Sempre fiz com muita vontade, muita dedicação. Não vejo isso nele", declarou.

Apesar do tom crítico, Edmundo elogiou o camisa 10 do PSG, a quem chamou de "craque". Mesmo assim, diz que Neymar "reina sozinho" no futebol brasileiro, já que outros jogadores estariam mais preocupados em ganhar dinheiro precocemente.

"Eu acho ele um craque. Mas o grande problema é que ele reina sozinho. Na minha época, tinha concorrência. Tinha Ronaldo, tinha Romário, tinha Bebeto, tinha Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo. Olha quantos eu já falei. Se você ficar apontando (os atuais), você vai ficar: Neymar, Neymar, Neymar, Neymar", disse.

"Hoje, o mercado é muito mais amplo. O Willian (do Arsenal), que brilhou muitos anos no Chelsea, foi do Corinthians para o Shakhtar Donetsk. Antigamente, ninguém queria jogar no Shakhtar. Só que o dinheiro da Ucrânia é euro. Custa cinco, seis, sete vezes o nosso dinheiro. Hoje as pessoas estão preocupadas em ganhar dinheiro."