Topo

Palmeiras

Palmeiras completa 106 anos de 'alma lavada', diz Maurício Galiotte

Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, durante a festa do título paulista - Cesar Greco
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, durante a festa do título paulista Imagem: Cesar Greco

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 10h38

O Palmeiras comemora hoje, dia 26 de agosto, 106 anos de existência. Em texto publicado no site oficial do clube, o presidente Maurício Galiotte diz que a torcida celebra este aniversário de "alma lavada", diante da conquista do título paulista há quase três semanas diante do Corinthians, seu maior rival.

"Em um ano em que uma terrível pandemia assola o mundo com dor, tristeza, incertezas e sombras, procuramos, com ações concretas, trazer a esperança e acolher o máximo de pessoas que nos cercam. Na retomada do futebol, conseguimos um feito que há tempos sonhávamos. A conquista do título de campeão paulista diante do maior rival, algo que muitos da atual geração de torcedores nunca haviam experimentado, nos fez lavar a alma e nos impulsionar para novos objetivos com ainda mais entusiasmo e vigor", escreveu o dirigente.

Tradicionalmente, o Palmeiras comemora seu aniversário com um banquete para conselheiros e convidados, mas este ano a festa não ocorrerá por conta da pandemia do coronavírus. Sem o evento onde normalmente o presidente faz um discurso, o Verdão publicou o seguinte texto em nome de Maurício Galiotte:

"Jovens, entusiastas, idealistas, intelectuais, esportistas, operários, apaixonados e quem se sentiu representado naquelas linhas escritas em carta aberta publicada no jornal ítalo-paulistano "La Settimana di Fanfulla" em agosto de 1914, pelo jornalista Vincenzo Ragognetti, convocando-os para a formação de uma associação que os pudesse representar no campo social e desportivo, não poderiam imaginar que aquele sonho juvenil chegasse aonde chegou.

Com 106 anos de vida que completamos hoje, reflito: o que nossos fundadores, se vivos, diriam para nós ao ver a nossa caminhada? Qual a saudação que eles bradariam a toda nossa coletividade? O que projetariam para o nosso futuro?

Nós procuramos responder com profunda humildade a essas questões, com trabalho incansável, dedicação plena, amor incondicional e fé inabalável, sempre com base nos valores e exemplos que eles nos deixaram desde a nossa abençoada fundação naquele dia 26 de agosto, no Salão Alhambra, no centro da capital paulista.

Essa trajetória e grandeza são escritas há mais de um século com um esforço coletivo, respeito e lealdade. Essa tradição se materializa em conquistas, que simbolizam a emoção e o sentimento de cada um que defendeu, defende e defenderá as cores alviverdes. Essa nossa paixão é comum a milhões de almas que hoje celebram mais um natalício da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Construir a história e mantê-la sempre com protagonismo, dentro e fora do campo, é a nossa missão. Todos que têm a honra de ocupar o posto mais alto desta amada instituição devem se nortear em suas ações por essa premissa fundamental.

Em um ano em que uma terrível pandemia assola o mundo com dor, tristeza, incertezas e sombras, procuramos, com ações concretas, trazer a esperança e acolher o máximo de pessoas que nos cercam. Na retomada do futebol, conseguimos um feito que há tempos sonhávamos. A conquista do título de campeão paulista diante do maior rival, algo que muitos da atual geração de torcedores nunca haviam experimentado, nos fez lavar a alma e nos impulsionar para novos objetivos com ainda mais entusiasmo e vigor.

Que tenhamos capacidade e força para dar ainda mais alegrias a nossa apaixonada torcida. Para tanto, entendemos que a unidade da família palmeirense precisa ser completa e devemos caminhar juntos nos mesmos ideais. Sempre que adotamos essa condição, o Alviverde se fez ainda mais imponente.

Feliz aniversário à Família Palmeiras!"

Palmeiras