Topo

Lucas Lima diz que lida bem com críticas e quer fazer história no Palmeiras

Lucas Lima busca se firmar no Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo - Igor Castro/Florida Cup
Lucas Lima busca se firmar no Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo Imagem: Igor Castro/Florida Cup

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2020 15h44

Titular na vitória do Palmeiras sobre o Santos, Lucas Lima espera se firmar no time de Vanderlei Luxemburgo. No Alviverde desde 2018, o meio-campista não escondeu o desejo de fazer história no clube e disse que lida bem com as críticas que recebe, apesar de não concordar com todas.

Em entrevista ao Seleção SporTV, o camisa 20 afirmou que é o primeiro a cobrar evolução e espera não ficar marcado negativamente no clube. Consciente de seu início abaixo no Palmeiras, Lucas Lima destacou sua melhora tática, mas sabe que sempre será cobrado pela criação de jogadas.

"Algumas críticas eu concordo, outras não. Em questão de empenho, eu não concordo. Eu tenho meus números, sempre acompanho o quanto eu corro, o quanto me dedico em campo. Eu acho que o que faltava muito para mim é criar. Eu sempre fui visto dessa forma, dando passes, movimentação, criando e, no final, sempre vou ser cobrado por isso. Eu sou um dos primeiros a me cobrar para evoluir e fazer meu melhor pelo Palmeiras", comentou o meia.

"Eu recebo muito bem as críticas. Eu sou o mais crítico possível. Fico muito chateado, porque o jogador sabe quando não está jogando bem. Você é o primeiro a chegar na sua casa, colocar a cabeça no travesseiro e falar 'poxa, não consegui fazer o meu melhor'. O Luxemburgo tem me cobrado taticamente. Todos os treinadores que passam aqui têm me cobrado taticamente. Meus dados de desarme tem mudado em comparação aos anos passados, tenho tentado evoluir nisso", completou.

Satisfeito com a atuação no clássico contra o Santos, Lucas Lima mira a titularidade. Com medo de ser lembrado como um jogador irregular, o meia almeja uma boa sequência para, futuramente, marcar positivamente seu nome na história do clube, que hoje completa 106 anos.

"Tive momentos ruins aqui dentro, e não tem problema deixar isso bem claro, mas é passado. A partir de agora, eu quero levar a última partida que fiz como exemplo para procurar evoluir ainda mais e virar titular. (...) Quando recebemos muitas críticas, sempre ficamos com receio de ficar marcados no clube daquela forma. Quem tem qualidade recebe crítica. Sei que já demonstrei grande futebol e tenho buscado isso aqui no Palmeiras. Sei que fui muito importante, fui o que mais joguei no título brasileiro (2018), fui importante no Paulista, mas eu quero muito mais", admitiu o jogador, que seguiu:

"Eu quero marcar história com a camisa do Palmeiras. Temos três competições pela frente, e eu posso deixar meu nome de vez marcado aqui. Então, quero assumir de fez, estar participando cada vez mais, porque daí eu sei que meu nome vai entrar para a história. Sei que não é fácil. Até parabenizar o Palmeiras por mais um ano de vida. É um prazer fazer parte dessa história, por mais que a minha seja pequena. Espero que eu consiga fazer uma história digna do tamanho deste clube. É como meu pai falou: tenho que matar um leão por dia".

Apoio de Luxa

Lucas Lima recordou a conversa com o técnico Vanderlei Luxemburgo antes do clássico contra o Santos. O meia agradeceu ao comandante pela moral e relatou que muito de sua boa atuação no Morumbi deve-se à mão de Luxa.

"Ele me chamou antes da partida, me deu um abraço, desejou bom jogo, falou para jogar meu futebol, para assumir minha posição, comandar o meio de campo, principalmente para o ataque, e foi isso que eu tentei fazer durante o jogo. (...) Falou para não me preocupar com nada e só jogar. 'Eu seguro a bronca. Estou te colocando porque confio em você, então, faz o seu melhor jogo'. Isso me deu muita confiança para fazer um grande jogo", recordou o meia.

"Fiquei muito feliz pela oportunidade e pela moral que ele me deu. A gente trabalhou a semana toda com a bola passando muito por mim, e acho que deu certo no jogo. Tenho trabalhado com muita humildade. Estou muito feliz com este jogo que eu fiz, sei que é pouco ainda. Tem muito da mão dele na partida que eu fiz", complementou.