Topo

Santos

Santos: De quarto goleiro a titular em 8 meses, João Paulo aproveita chance

João Paulo teve grande atuação na vitória do Santos sobre o Sport - Ivan Storti/Santos FC
João Paulo teve grande atuação na vitória do Santos sobre o Sport Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

21/08/2020 12h46

Cria das categorias de base do Santos, famosa por revelar mais atacantes do que atletas de outras posições, o goleiro João Paulo vem para inverter a lógica. Campeão da Copinha em 2014 pelo Peixe, ele vive seu primeiro grande momento na carreira profissional ao se destacar na vitória santista de ontem (20).

O goleiro fez ao menos três defesas que salvaram o Santos na Ilha do Retiro. Com ajuda direta do arqueiro, o Peixe venceu o Sport por 1 a 0, conquistou sua primeira vitória fora de casa neste Brasileirão, quebrando um tabu que já durava 11 anos sem vencer o rival longe de seus domínios.

"Fico muito feliz em poder ajudar o Santos, em ter recebido a confiança do professor Cuca, da comissão técnica e de todos os companheiros. Infelizmente o Vladimir não teve condições de atuar e eu tive a oportunidade de mostrar o meu valor nesses dois jogos. Estou muito feliz com esse momento e espero viver isso mais vezes com essa camisa", destacou o goleiro.

Integrado ao elenco profissional do Peixe desde 2015, João Paulo estreou em 2017 como profissional, mas nunca teve uma sequência de jogos como conseguiu agora. O técnico Cuca deixou aberta a briga pela titularidade na meta santista.

"Sempre teve a disputa e ainda tem o John, bom também. É confiança para os meninos. Coloquei menino de 17 anos, não fiz para me exibir. Precisávamos de um pivô e ele fez isso que precisávamos. Melhor é lançar numa vitória, sem jogar peso. Coisas estão fluindo bem", disse Cuca.

"Venho me preparando durante muito tempo para poder viver este momento. Pude sentir o gostinho de jogar, aquela adrenalina antes de entrar em campo e graças a Deus tudo correu da melhor forma. Agradeço muito ao Vladimir, é um cara que sempre me ajudou muito desde que subi para o profissional, e independentemente de quem a comissão técnica escolher tenho certeza de que fará grandes jogos e representará muito bem a camisa do Santos", afirmou João Paulo.

De quarto goleiro a titular

O Santos iniciou o ano com Everson como titular, o ídolo Vanderlei no banco e Vladimir como terceira opção após retornar de empréstimo. João Paulo era apenas o quarto goleiro em janeiro de 2020. No entanto, o imbróglio de Everson na justiça, a venda de Vanderlei e a contusão de Vladimir deram chance ao arqueiro de 25 anos.

Agora, todos os goleiros à disposição de Cuca no elenco profissional são formados pela base santista. Com inúmeros Meninos da Vila revelados para o ataque nos últimos anos, João Paulo quer inverter a lógica e provar que a base santista também revela grandes goleiros e a inspiração é recente: Rafael.

Rafael e João Paulo treinam juntos no Santos - Santos FC - Santos FC
Imagem: Santos FC

"Com certeza me espelho muito nele, tive a oportunidade de treinar ao lado dele aqui no Santos e aprendi demais com essa convivência. Sem dúvida nenhuma é um dos meus ídolos na posição. Espero conquistar também tudo o que ele conquistou aqui no clube", sonhou João Paulo.

Rafael Cabral, como ficou conhecido na Europa, foi titular da meta santista por quatro temporadas e conquistou seis títulos: tricampeão paulista (2010, 11 e 12), campeão da Libertadores (2011) e campeão da Recopa Sul-Americana (2012).

Santos