Topo

Brasileirão - 2020

Flamengo e Grêmio voltam ao Maracanã após o 5 a 0 que foi divisor de águas

Bruno Henrique, do Flamengo, e Kannemann, do Grêmio, em jogo no Maracanã, pela Libertadores de 2019 - Marcelo Cortes / Flamengo
Bruno Henrique, do Flamengo, e Kannemann, do Grêmio, em jogo no Maracanã, pela Libertadores de 2019 Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS)

19/08/2020 04h00

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro reserva um encontro que atiça as memórias de flamenguistas e gremistas. Hoje (19), no Maracanã, Flamengo e Grêmio fazem o primeiro duelo depois do histórico 5 a 0 na semifinal da Copa Libertadores do ano passado. A goleada marcou cada lado do confronto de um jeito. Ao time rubro-negro, injeção de ânimo. Ao elenco de Renato Gaúcho, uma reprimenda arquitetada em outubro e executada em janeiro.

Flamengo e Grêmio jogam às 19h15min (horário de Brasília).

Cicatrizes no Grêmio

A noite daquele 23 de outubro calou fundo no Grêmio. Foi a pior derrota do clube na Libertadores e obrigou a direção a agir. Mas a ação foi bem incomum. O Grêmio mudou sem trocar treinador nem reformular elenco. A estratégia da diretoria foi mexer na estrutura do vestiário, com a ideia de evitar que o grupo de jogadores se mantivesse isolado e com autogestão no dia a dia.

Sete funcionários foram desligados ao final de 2019 — entre eles, o preparador de goleiros e o preparador físico. Fisiologistas também foram dispensados. Tudo sob argumento de novos ares na rotina e processos com atletas.

Confiança no Flamengo

A sonora goleada sobre um dos postulantes ao título da Libertadores, e que vinha de uma sequência de boas temporadas, foi um passo importante no trabalho de Jorge Jesus e deu ares de imbatível ao time do Flamengo.

A atuação se tornou uma consolidação do estilo de jogo adotado e deu mostras de que seria questão de tempo para que aquele elenco começasse a levantar taças — o que aconteceu ainda em 2019, com a Libertadores e o Brasileiro.

Além disso, fortaleceu a relação entre elenco e torcida, que passou a enaltecer ainda mais Jorge Jesus e a gritar mais alto o "Olê, olê, olê, olê, Mister, Mister".

"Cincun?"

Jorge Jesus comemora com jogadores do Flamengo após goleada sobre o Grêmio pela Libertadores - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Jesus ganhou Libertadores e Brasileiro, do qual disputou 28 rodadas e foi líder em 23 delas
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Dias antes do duelo com o Tricolor gaúcho, após um jogo com o Athletico-PR, Jorge Jesus, ao falar sobre o alto número de jogadores entregues ao departamento médico, reclamou da forma como os adversários vinham atuando contra o Fla

"Arrascaeta, Vitinho, Diego, Rafa... Parece que é casual. Podemos pensar que são muitos e passa a não ser casual. Um é casual. Dois, pode ser, aconteceu... Cinco? Com fraturas? E não é sozinho, é por contato. Isso que os árbitros têm de analisar", disse.

O "cincun" dito pelo treinador logo foi motivo de memes e que ganharam ainda mais força após o triunfo sobre o Grêmio, em alusão ao placar. Recentemente, a brincadeira foi lembrada com a chegada do Everton Cebolinha ao Benfica, de Portugal, onde será comandado pelo próprio Jesus.

Versão 2020

Daquela vitória que garantiu vaga na final da Libertadores, três importantes nomes do Fla se despediram. O primeiro foi o zagueiro Pablo Marí, que foi para o Arsenal, da Inglaterra, ainda no começo da temporada. Há pouco mais de um mês, a saída mais sentida para clube e torcida: o técnico Jorge Jesus foi para o Benfica, de Portugal. Na última semana, o lateral direito Rafinha deu adeus à Gávea e se transferiu para o Olympiacos, da Grécia.

Para a vaga deixada por Marí, chegaram Gustavo Henrique e Léo Pereira, que disputam para atuar ao lado de Rodrigo Caio. O espanhol Domènec Torrent chegou para ser o substituto de Jesus. E, enquanto isso, a diretoria tem negociações avançadas com Isla para a lacuna deixada por Rafinha.

Antes das demissões, o Grêmio definiu também que Paulo Victor, Michel e André perderiam espaço. O goleiro ainda continua no elenco, porém na reserva. E do trio, o atacante foi quem viveu pior cenário: simplesmente não jogou mais. André deixou Porto Alegre com a partida no Maracanã como a última na passagem pelo clube gaúcho.

Novo capítulo

Diferentemente de Jesus, Domènec ainda caiu nas graças da torcida e precisa mostrar que pode manter o nível de atuação que o Flamengo vinha tendo. Depois do resultado ruim para o Atlético-MG e da acachapante derrota para o Atlético-GO, a equipe respirou um pouco com o triunfo sobre o Coritiba,

Após mudanças na formação e muitas críticas, Dome, como é chamado, "revisitou" Jesus e adotou um esquema mais parecido com o que antecessor utilizada. Agora, a expectativa é de que, aos poucos, consiga dar a sua cara a este grupo.