Topo

Promessa "padrão europeu" da Ponte Preta vai à Vila em 1º grande desafio

Vinicius Zanocelo tem 19 anos, acumula convocação para a seleção brasileira sub-20 e virou titular recentemente - Divulgação/Ponte Preta
Vinicius Zanocelo tem 19 anos, acumula convocação para a seleção brasileira sub-20 e virou titular recentemente Imagem: Divulgação/Ponte Preta

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

30/07/2020 04h00

Vinicius Zanocelo é um dos jogadores que mais atuou pela Ponte Preta em 2020 e provável titular hoje (30), às 21h30, pelas quartas de final do Campeonato Paulista,contra o Santos, na Vila Belmiro. O jovem de 19 anos que comemora gols imitando o argentino Paulo Dybala, da Juventus, viverá o primeiro grande desafio de uma carreira moldada para o estrelato.

Meio-campista, ele passou a ter mais espaço no time titular com o técnico João Brigatti, mas já vinha recebendo chances eventuais desde o ano passado com Jorginho. Ele foi goleador da Macaca nas categorias juvenil e júnior e já teve convocação para a seleção brasileira na base. É um dos nomes possíveis para torneios importantes da seleção sub-20 em 2021, sob o comando de André Jardine. Quem sabe Jogos Olímpicos?

Zanocelo está desde 2016 na Ponte Preta, com passagem anterior pelo Juventus. Ele tem contrato até o fim de 2021, com 100% dos direitos econômicos detidos pelo clube campineiro e multa rescisória estipulada em 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões na cotação atual).

Vinicius Zanocelo - Divulgação/CBF - Divulgação/CBF
Meia foi convocado por Jardine para amistosos contra Colômbia e Peru ano passado e fez um gol em chute de fora da área
Imagem: Divulgação/CBF

Segundo pessoas do mercado da bola ouvidas pelo UOL Esporte, o jovem recebe consultas frequentes sobre o futuro. Entre clubes brasileiros, "quase todos da Série A" demonstraram algum tipo de interesse, desde colher informação até oferecer negócio à Ponte. Fora do país, um clube alemão não revelado manteve contato, mas até agora não avançou.

O interesse do futebol da Alemanha se explica por um fator: ele é agenciado pela empresa Rogon, com sede no país europeu — foi o grupo que levou Roberto Firmino do Figueirense ao Hoffenheim, por exemplo. Por isso, uma saída de Zanocelo direto da Ponte Preta para a Europa não está descartada, sem necessidade de ponte em um clube nacional com mais recursos e ambições.

Mas não há a ideia que isso aconteça imediatamente. O jogador é conhecido nos bastidores por uma postura bem centrada, assim como seus familiares, e a decisão atual é de que ele jogue mais partidas e adquira experiência, inclusive, em jogos eliminatórios e importantes como o de hoje na Vila Belmiro. Isso ajudaria até mesmo a manter os olhos da seleção brasileira atentos.

Figurinha repetida

É a quarta vez que Ponte Preta e Santos se enfrentam nas quartas de final do Campeonato Paulista nos últimos dez anos. O Peixe levou a melhor em 2011 e 2014, mas a Macaca passou em 2017, ano em que perdeu a final para o Corinthians.

Desde 2017, aliás, que a Ponte não avança para o mata-mata, o que só foi possível graças ao regulamento do Estadual. O time de Vinicius Zanocelo avançou às quartas de final com o menor número de pontos (13) no atual formato da competição, que começou há quatro anos.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS x PONTE PRETA

Competição: Quartas de final do Campeonato Paulista
Data: 30/07/2020, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrini Bevilaqua Costa
VAR: Jose Claudio Rocha Filho

SANTOS: Vladimir; Pará, Luan Peres, Lucas Veríssimo e Felipe Jonatan; Alison (Jobson), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Jesualdo Ferreira.

PONTE PRETA: Ivan; Apodi, Henrique Trevisan, Alisson e Guilherme Lazaroni; Dawhan, Jeferson, Vinícius Zanocelo e João Paulo; Bruno Rodrigues e Roger. Técnico: João Brigatti