Topo

Novo Neymar evita brigas e badalação para manter foco do PSG por Champions

Neymar evita festas e aparições públicas para manter foco na Champions - Jean Catuffe/Getty Images
Neymar evita festas e aparições públicas para manter foco na Champions Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris (França)

26/07/2020 04h00

Neymar está diferente desde que o futebol voltou na Europa depois da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. O brasileiro, que assumiu de vez o posto de líder nos bastidores do Paris Saint-Germain, quer vencer a Liga dos Campeões, traçou a meta junto aos companheiros e mudou o próprio comportamento para alcançar o objetivo em agosto.

Visivelmente mais dedicado em campo, o camisa 10 tem evitado brigas e confusões, ganhou a confiança do elenco pela postura e está com a vida noturna paralisada até o torneio continental. O PSG enfrenta a Atalanta nas quartas de final da Champions no dia 12 de agosto, no Estádio da Luz. A partir desta fase, os confrontos serão todos em jogos únicos e em Portugal.

Em Paris, neste momento, chama a atenção o comportamento cada vez mais caseiro. Neymar freou festas, cortou o álcool e não quer saber de aparições públicas a não ser os compromissos com o clube francês.

Internamente, pessoas próximas ao jogador dizem que o brasileiro gosta e confia no time do PSG. Até por deixar isso claro no vestiário, ele ganhou ainda mais a confiança dos companheiros, que se animaram com a união em prol do título da Champions.

O clima bom é visto dentro de campo: Neymar tem sido bem mais discreto nas partidas e evita qualquer tipo de confusão. Na decisão da Copa da França na última sexta-feira, por exemplo, ele separou a briga que começou depois do carrinho duro que lesionou Mbappé.

Outra situação que exemplifica como ele aparenta estar mais maduro em campo foi quando levou uma chegada mais forte e não teve reação, nem com o árbitro, nem com o marcador. O zagueiro e amigo Thiago Silva é quem vai cobrar o juiz pelo lance.

Neymar, inclusive, tinha um objetivo claro na final contra o Saint-Étienne: não se machucar. Ele estava ciente dos riscos na partida e, de acordo com pessoas próximas, esquivou de choques e "guardou energias" justamente pensando na Champions.

Para o confronto diante da sensação italiana Atalanta, o PSG tem uma dúvida preocupante: Mbappé. A jovem francês teve uma entorse no tornozelo e será reavaliado em 72 horas para que o clube tenha mais detalhes da lesão e se há chances de ele estar em campo.

Neymar, que é parceiro de Mbappé, demonstrou bastante cuidado e preocupação pela situação do atacante.

O caso, por sinal, é parecido com o jogo da volta das oitavas de final da Liga dos Campeões. O camisa 7, que sofreu com uma amigdalite de última hora à época, só conseguiu atuar por pouco mais de um tempo e viu o brasileiro chamar a responsabilidade.

Ele retomou a confiança do vestiário, abatido pelo desfalque naquela partida, 'chamou jogo' e conduziu o PSG à virada sobre o Borussia Dortmund por 2 a 0. Na ida, havia sido 2 a 1 para os alemães.

Vale destacar que o bom momento na carreira para Neymar vem há cerca de um ano após a acusação de estupro que mexeu com a vida pessoal do jogador da seleção brasileira. À época, ele voltou a se lesionar e ficou fora da equipe campeã da Copa América.