PUBLICIDADE
Topo

Grêmio cede empate ao Ypiranga-RS em jogo no CT e frustra planos de Renato

MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/07/2020 12h59

Classificação e Jogos

O Grêmio empatou com o Ypiranga-RS por 1 a 1, hoje, em Eldorado do Sul. Mesmo com titulares e com pressão, o time gremista sofreu para criar chances e pior: logo depois de abrir o placar, com Diego Souza, cedeu empate em chute de Muriel. O resultado, pela quinta rodada da fase de grupos do returno, frustra os planos de Renato Gaúcho para o restante do estadual.

A ideia era vencer o Ypiranga e disparar na classificação geral do Campeonato Gaúcho. O status garante vantagem de mando de campo nos confrontos mata-mata.

Com o empate, o Grêmio chega aos 13 pontos no segundo turno e 22 na classificação geral. O Inter, com 21 pontos, ainda disputa melhor campanha agregada.

Na próxima rodada, a última da fase de classificação, o Grêmio visita o Novo Hamburgo e o Ypiranga recebe o Caxias. As duas partidas serão na quarta-feira (29), em estádios a serem confirmados pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol).

Quem foi bem: Matheus Henrique

Jean Pyerre é o meia-atacante, mas o status de termômetro do meio-campo é do camisa 7. Com dribles curtos, bons giros e intensidade, Matheus Henrique ditou o ritmo do setor.

Quem foi decepcionou: Alisson

Mais liberado para atacar do que contra o Internacional, onde se desdobrou para ajudar a defesa, camisa 23 contribuiu pouco para o Grêmio na fase ofensiva. Foram raras as combinações certas com Victor Ferraz — mesmo com insistência.

Diego Souza dispara na artilharia

A conclusão de voleio fez Diego Souza chegar a seis gols pelo Grêmio em 2020. O atacante já era artilheiro do time na temporada, mas com a nova bola na rede disparou na liderança da lista de goleadores da equipe. O número de conclusões certas, que terminaram em gol, é o dobro do segundo melhor marcador do grupo, Everton.

Grêmio tem mérito e defeito na mesma ideia

O Grêmio fez uma mudança no time, em relação ao Gre-Nal 425, mas alterou a postura.

Avançado ao extremo, a equipe de Renato Gaúcho fez praticamente um jogo de ataque contra defesa. Com laterais avançados, o Grêmio teve maciça posse de bola e ficou rodando em frente à área esperando espaço. A falta de profundidade foi interrompida por chutes de fora da área e o gol. A postura bem avançada foi mérito e defeito, pois foi graças ao espaço deixado no meio-campo o Ypiranga conseguiu espaço para concluir de longe e empatar antes do intervalo.

Renato Gaúcho joga Grêmio mais para cima

Na metade do segundo tempo, sem ver o cenário mudar, Renato tirou Lucas Silva e botou Luciano. No mesmo momento, botou Pepê na vaga de Alisson e jogou o Grêmio para cima do Ypiranga. Mais agudo, o time procurou criar algo pelo meio — ao contrário do expediente de avançar pelos lados e cruzar (sem sucesso) para área.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 YPIRANGA-RS

Data e hora: 26/07/2020 (domingo), às 11h (horário de Brasília)
Local: CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS)
Árbitro: Érico Andrade
Assistentes: Michael Stanislau e Luiza Reis
Cartões amarelos: Kannemann (GRE), Zotti (YPI)
Gols: Diego Souza, aos 37 minutos do primeiro tempo (GRE); Muriel, aos 43 minutos do primeiro tempo (YPI)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes; Lucas Silva (Luciano), Matheus Henrique, Alisson (Pepê), Jean Pyerre e Everton; Diego Souza
Técnico: Renato Gaúcho

YPIRANGA-RS: Deivity; Muriel, Saimon, Diogo Silva e Ávila; Tárik, Clayton (Reinaldo) e Zotti (Fidélis); Jean Silva (Fernandinho), Neto Pessoa e Leilson (Pedrinho)
Técnico: Paulo H. Marques

Futebol