Topo

Inter leva quarto 'não' do interior e volta a cogitar Gauchão fora do RS

Inter reclamou dos gramados das partidas contra Grêmio e Esportivo, no interior do RS - Ricardo Duarte/Internacional
Inter reclamou dos gramados das partidas contra Grêmio e Esportivo, no interior do RS Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/07/2020 04h00

Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Alvorada e agora Santa Cruz do Sul. A cidade da região central do estado é o quarto município do interior a vetar jogos do Internacional pelo Campeonato Gaúcho em meio à pandemia do novo coronavírus. Sem autorização para jogar no estádio Beira-Rio, e com Eduardo Coudet reforçando o discurso de crítica aos gramados, o clube volta a cogitar partidas fora das divisas do Rio Grande do Sul.

Na quarta, o Inter recebe o Aimoré em lugar incerto e não sabido. A definição deve ocorrer até segunda-feira, com a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) fazendo a ponte com autoridades.

Vem da incerteza, e das condições encontradas recentemente pelo Inter, a frase que reacende o plano de deixar o Rio Grande do Sul.

"Eu penso que para o futuro da competição, da forma restritiva que estamos vendo, devemos pensar em terminar o Campeonato Gaúcho fora do Rio Grande do Sul. Talvez fora daqui tenhamos melhores condições para todos", disse Alessandro Barcelos, vice de futebol do Inter.

Mas falta dizer onde. Questionado pelo UOL Esporte sobre o possível destino, com a lembrança de que Santa Catarina cancelou o campeonato estadual, o dirigente propôs debate com demais clubes.

"Eu não tenho essa resposta, mas levanto como questionado para elevar o nível da competição. Jogamos em Caxias, agora não podemos mais jogar. Novo Hamburgo também, Porto Alegre idem. Daqui a pouco não vai ter mais município para jogar (...) A continuidade passa por locais com boas condições para que as partidas aconteçam", declarou.

A ideia do Internacional era jogar contra o Aimoré no CT das categorias de base, em Alvorada. Não deu. Houve visita ao estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. E também não houve aval das autoridades.

As respostas são iguais em todos os lugares: veto por medidas restritivas em combate ao novo coronavírus, que segue em progressão pelo território gaúcho. Com aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI e alerta geral para possível colapso do sistema de saúde.

"O Inter está preparado para jogar futebol, não rúgbi. O gramado desta partida estava apto para outro esporte", disse Alessandro Barcelos, vice-presidente de futebol do Inter.

Fotos e vídeos feitos por funcionários do Inter mostraram as condições do gramado em Bento Gonçalves. O campo de jogo tinha pouca grama e grande parte do solo com terra aparente.

O time também tem, pelo menos, mais uma partida. A semifinal do segundo turno, com a classificação virtualmente garantida desde já. Se avançar à decisão, dependerá da campanha do possível adversário.

"O time que busca construir no jogo precisa de um bom gramado", disse Eduardo Coudet em meio à resposta onde foi irônico sobre mudar estratégia do Inter para jogos em gramados ruins.