Topo

Neymar usa serenidade contra jogo duro e leva 1º título em campo pelo PSG

Neymar comemora o gol pelo PSG na final da Copa da França de 2020  - Reprodução/site oficial PSG
Neymar comemora o gol pelo PSG na final da Copa da França de 2020 Imagem: Reprodução/site oficial PSG

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

25/07/2020 04h00

Neymar foi o destaque da conquista da Copa da França pelo Paris Saint-Germain, não só pelo gol do título na vitória por 1 a 0 diante do Saint-Étienne, ontem (24), em Saint-Denis. Em um jogo marcado pela violência do adversário, o camisa 10 foi extremamente calmo em campo, sem responder provocações, faltas violentas e até separando os companheiros em briga generalizada. O título também é marcante para o brasileiro por ser o primeiro atuando todo o jogo decisivo pelo clube francês.

O comportamento de Neymar é visto como importante para o PSG, uma vez que o brasileiro está pendurado nas quartas de final da Liga dos Campeões, no duelo contra a Atalanta, em 12 de agosto. Com a calmaria, o camisa 10 destoou dos próprios companheiros, em um confronto com 11 cartões — sendo dez amarelos e um vermelho.

No lance da expulsão de Perrin, zagueiro do Saint-Etienne, Neymar correu para separar Bakker e Marquinhos de brigas com os adversários. Alguns deles provocaram o camisa 10 com gritos e empurrões, mas não o tiraram do sério.

Neymar não teve reação enérgica nem mesmo quando recebeu a falta dura do lateral Yvann Maçon. O jogador rolava de dor em campo, enquanto o capitão Thiago Silva reclamava com o árbitro.

Com a bola no pé, Neymar, além do gol, teve participação vital na armação do PSG. Em seus passes foram criadas todas as melhores chances de gol do time. O jornal esportivo francês L'Équipe elogiou: Foi o melhor jogador da final. Não só pelo gol, mas numerosa quantidade de bons passes dados aos companheiros".

O primeiro título como destaque do PSG

Neymar sofreu com lesões que o afastaram de jogos decisivos em campanhas anteriores e não estava no gramado em seis das oito conquistas que conseguiu pelo clube. A única conquista em ação até então era a da Supercopa da França, em 2018, na goleada por 5 a 0 contra o Monaco. No entanto, em jogo disputado no início de temporada, o camisa 10 foi reserva e entrou somente nos 5 minutos finais.

Já no Campeonato Francês, todas as três conquistas de Neymar conquistou foram comemoradas fora de campo. No primeira, em 2018, esteve ausente da goleada por 7 a 1 sobre o Monaco, enquanto se recuperava de uma lesão no pé direito. No ano passado, o time parisiense viu a conquista ser confirmada antes de entrar em campo. Isso porque o Lille, então vice-líder, empatou por 0 a 0 com o Toulouse.

Nesta temporada, além da suspensão causada pela pandemia do novo coronavírus, Neymar também não esteve em campo na última partida do PSG no Francês. O camisa 10 cumpriu suspensão automática na goleada por 4 a 0 sobre o Dijon — ele havia sido expulso na vitória por 4 a 3 sobre o Bordeaux, em jogo realizado na rodada anterior.

A lesão no pé direito sofrida em 2018 deixou Neymar afastado dos quatro últimos meses da temporada. Com isso, ele também comemorou os títulos da Copa da França e da Copa da Liga Francesa fora dos gramados.

Agora, Neymar soma oito títulos pelo PSG em três temporadas pelo clube. Na atual, o time ainda disputa a final da Copa da Liga da França (contra o Lyon, em 31 de agosto) e as fases decisiva da Liga dos Campeões.