Topo

Como Tiago Nunes afasta pressão no Corinthians mesmo com vitória sem brilho

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Corinthians venceu, mas não brilhou em clássico
  • Time de T. Nunes sofreu à la Carille no segundo tempo
  • Tiago Nunes segue prestigiado pela diretoria corintiana
  • Treinamentos de Tiago agradam demais dirigentes e companhia
  • Tiago Nunes busca entender bastidores do Corinthians

O Corinthians venceu o clássico contra o Palmeiras por 1 a 0, ontem (22), na Arena de Itaquera, se manteve vivo no Campeonato Paulista, mas o time de Tiago Nunes não brilhou em campo. O desempenho, porém, não tirou o prestígio do treinador com a diretoria alvinegra. O técnico entrou em campo "bancado", apesar da pressão por resultados, e segue firme no cargo com a discreta vitória.

O Alvinegro foi bastante irregular na partida, sofreu bastante no segundo tempo e contou com o goleiro Cássio inspirado para segurar o 1 a 0 construído no primeiro tempo. O ídolo corintiano protagonizou cinco grandes defesas, todas no segundo tempo. Na mais complicada, salvou o time em chute rasteiro de Willian ao desviar a bola com a perna.

Aliás, o desempenho da segunda etapa lembrou os tempos do ex-treinador Fábio Carille. O Corinthians não apresentou a ideia de jogo que Tiago Nunes defende, muitas vezes intitulada pelo treinador de "mudança de cultura". O time corintiano atuou com as duas linhas recuadas e sequer conseguiu encaixar um contra-ataque no segundo tempo, lembrando bastante os tempos em que Carille abusava da tática defensiva no comando do Timão.

O motivo do prestígio de Tiago

Mesmo o desempenho longe da revolução tática esperada com troca Carille por Tiago, o treinador segue prestigiado com a diretoria do Corinthians. Segundo apurou o UOL Esporte, Tiago Nunes conquista dirigentes e companhia nos treinamentos. A cúpula alvinegra considera Tiago Nunes diferenciado no trabalho tático no dia a dia.

O treinador também ganhou a confiança do elenco por conta de sua filosofia de trabalho. Cássio, o principal líder do grupo, fez questão de dizer que todos confiam no treinador e que a vitória no clássico alivia a pressão para continuidade do projeto.

"Isso mostra o quanto confiamos no trabalho do Tiago. Estamos melhorando, evoluindo, a semana de trabalho foi intensa, sabíamos da pressão. Quando você ganha um clássico dá moral", disse Cássio.

No entanto, a diretoria não esconde que Tiago Nunes ainda precisa entender a grandeza do Corinthians. Para eles, o treinador não precisa agradar somente taticamente, mas precisa entender o entorno, tudo que envolve o Alvinegro. "Importância do jogo, o momento do clube, a grandiosidade do adversário", avaliou Tiago após a vitória no clássico, demonstrando que procura entender o Corinthians.

Vale ressaltar que Tiago Nunes ainda contará com dois reforços considerados hoje de "peso" para deixar o time mais ofensivo na sequência da temporada. O atacante Jô será inscrito caso o Corinthians se classifique no Campeonato Paulista e está disponível para outras competições.

Além do camisa 77, Tiago Nunes terá o retorno do volante Victor Cantillo. O colombiano, considerado o reforço que mais agradou em 2020, se recupera de Covid-19. O volante testou positivo e desfalcou o time no clássico.