Topo

Corinthians

Corinthians informa que 8 jogadores testaram positivo para coronavírus

Elenco do Corinthians em treino realizado em fevereiro passado - Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Elenco do Corinthians em treino realizado em fevereiro passado Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

20/06/2020 21h02

O Corinthians informou na noite de hoje (20) que oito jogadores testaram positivo para coronavírus, além de cinco integrantes da comissão técnica. O clube fez 190 testes nos últimos dias.

Segundo o Corinthians, os atletas, que não tiveram seus nomes divulgados, estão assintomáticos. Eles ficarão afastados das atividades por dez dias e serão examinados novamente depois desse período.

O clube disse que 19 atletas se apresentarão no CT Joaquim Grava, na próxima segunda-feira (22). Eles vão retirar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que serão obrigatórios nas próximas semanas.

Os integrantes da comissão técnica seguem o mesmo cronograma, pois também não apresentam sintomas. O clube disse, em nota, que o massagista Raimundo "Ceará" apresentou sintomas da doença, foi hospitalizado e apresentou melhora.

"Pertencente ao grupo de risco estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, será preservado das atividades, assim como todos que têm mais de 60 anos, e receberá acompanhamento médico diário", disse o Corinthians.

O clube alvinegro ressaltou ainda que os 19 jogadores começarão a bateria de avaliações físicas, testes bioquímicos e fisiológicos para o retorno as atividades. Essa etapa será iniciada na terça-feira (23).

O Corinthians frisou que o centro de treinamento passará por adequações para receber os jogadores na semana que vem. Os vestiários, por exemplo, não serão usados. O elenco será dividido em grupos, e haverá pontos de higienização com álcool espalhados. As atividades serão ao ar livre, além de ser implantado um veto às refeições no local.

"Após reuniões com a Federação Paulista de Futebol, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e clubes participantes da Série A1 do Campeonato Paulista, o Sport Club Corinthians Paulista tem a liberação para retomar as atividades do Futebol Profissional seguindo medidas preventivas ao novo coronavírus e adotando o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos da FPF", afirmou o Corinthians.

Confira parte do comunicado

Após 190 testes de coronavírus foram constatados que oito atletas têm o vírus no corpo, mas não apresentam sintomas da Covid-19. No entanto, ficarão afastados das atividades do centro de treinamento por dez dias e serão submetidos a novos exames.

Outros 19 atletas se apresentarão no CT Dr. Joaquim Grava, na segunda-feira (22), para a retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que se tornarão de uso pessoal no dia a dia, além de materiais de treino como uniformes e chuteiras, que serão conduzidos e higienizados pelos atletas em suas casas.

O recém-chegado atacante Jô não foi testado e passará pelo procedimento no início da próxima semana.

Outras cinco pessoas da comissão técnica e de outros departamentos do centro de treinamento também foram diagnosticadas com o vírus e seguirão o mesmo cronograma de avaliações dos atletas. Todas são assintomáticas.

Corinthians