Topo

Grêmio e Inter reforçam pressão em reunião com prefeitura de Porto Alegre

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/06/2020 18h36

Os presidentes de Grêmio e Internacional seguem em peregrinação por treinos com bola e contato. Hoje foi a vez de os dirigentes se reunirem com Nelson Marchezan Jr., prefeito de Porto Alegre, para solicitarem flexibilização nas regras de distanciamento em meio à pandemia do novo coronavírus. A previsão é de que as autoridades municipais se manifestem em até uma semana, mas existe resistência em aceitar o pedido.

Os dois clubes já haviam encontrado representantes do governo estadual. O UOL Esporte mostrou bastidores dos diálogos, realizados separadamente. A reunião com a prefeitura foi em conjunto por videoconferência.

A preocupação em Porto Alegre é pelo aumento da velocidade na ocupação de leitos de UTI. Nesta quinta, levantamento municipal indica que a taxa de ocupação é de 82,5% — 506 pacientes internados e 75 deles com diagnóstico de Covid-19.

Grêmio e Inter apresentaram o atual protocolo de prevenção adotado nos CT's. O documento foi elaborado a partir da cooperação entre os clubes rivais. Além da série de medidas, os dirigentes argumentaram que outras atividades foram autorizadas recentemente e com menor cuidado e controle.

"Estamos pleiteando a possibilidade de treinar, avançar um pouco mais nos protocolos e estimular os exemplos de controle a partir do futebol", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio. "O ambiente do futebol é atípico, os atletas não transitam em ambientes coletivos. Criamos protocolos seguros e mais próximos do risco zero de contaminação", reforçou Marcelo Medeiros, presidente do Internacional.

Logo após o encontro, por meio de assessoria de imprensa, o Paço Municipal lembrou a chance de bloqueio total pela taxa de ocupação dos leitos de UTI.

"Vínhamos em uma crescente de liberação gradual de atividades econômicas, mas nos últimos dez dias a demanda por leitos de UTI aumentou, e é preciso reduzir a circulação de pessoas. Não queremos chegar ao extremo de decretar o lockdown", declarou Nelson Marchezan Júnior, prefeito de Porto Alegre.

Mais tarde, pelo Twitter, o prefeito afirmou que clubes e técnicos da prefeitura trabalham para encontrar método que autorize treinos com bola e contato.

É graças a decreto municipal do final de abril que Grêmio e Inter realizam treinos físicos. As atividades sem contato já entraram na sétima semana, mesmo sem data confirmada de retorno do Campeonato Gaúcho.