Topo

Ex-jogador Maniche elogia Felipão: 'motivou a nação e os jogadores'

Felipão orienta Portugal contra a França em 2006, quando perdeu por 1 a 0 - AFP PHOTO/ODD ANDERSEN
Felipão orienta Portugal contra a França em 2006, quando perdeu por 1 a 0 Imagem: AFP PHOTO/ODD ANDERSEN

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/06/2020 20h02

O ex-meio-campista Maniche, treinado por Felipão na seleção portuguesa, rasgou elogios ao seu antigo treinador. Na opinião do ex-jogador, campeão da Liga dos Campeões da Europa de 2003-04 pelo Porto, o técnico foi o principal responsável pela retomada do orgulho português no futebol.

"Eu tive a sorte de jogar por Portugal em uma época muito positiva. E isso se deveu muito ao Felipão. Os portugueses eram muito negativos. E ele trouxe uma alma grande para o nosso futebol, para a nossa seleção, mas acima de tudo para o nosso país, projetando o orgulho de ser português. Ele motivou a nação e os jogadores", declarou em entrevista ao Expediente Futebol, do Fox Sports, hoje.

Os elogios aos brasileiros não pararam por aí. Maniche afirmou que a atual geração de treinadores portugueses, muito elogiada, tem como inspiração os técnicos de nosso país.

"Os treinadores brasileiros são muito bons e competentes. Com certeza a atual geração de bons treinadores portugueses copiou situações dos brasileiros. Acho que não é uma questão de moda. Acho que os treinadores portugueses sabem ler o jogo muito bem, como um todo. Os portugueses sabem ver o que é necessário, são mais eficazes que os outros. Eles parecem saber se adaptar melhor à nova mentalidade dos jogadores", complementou.

Pressão por títulos com a seleção

Maniche ainda falou sobre o fracasso de sua geração na seleção portuguesa na busca pelo primeiro título de expressão do país. Sob o comando de Felipão, Portugal ficou no 'quase' duas vezes seguidas.

Em 2004, jogando em casa, os portugueses foram vice-campeões da Eurocopa, derrotados pela Grécia na final. Em 2006, Portugal caiu na semifinal da Copa do Mundo diante da seleção francesa. O primeiro grande título veio com a Eurocopa 2016. Maniche acredita que a falta de pressão ajudou os jogadores da atual geração na conquista.

"Portugal sempre teve grandes jogadores. A geração antes da minha e a atual geração têm jogadores nos grandes clubes do mundo. A atual geração aproveitou que estava livre da pressão que nós tivemos. Todos acreditavam que nós traríamos o primeiro grande título para Portugal. Chegamos perto, mas não conseguimos. E a atual geração conseguiu, com todo o mérito", complementou.