PUBLICIDADE
Topo

Campeonato Mexicano é cancelado, e torneio não terá campeão pela 1ª vez

28.nov.2019 - Jogo do Campeonato Mexicano entre Monarcas Morelia e León - Jaime Lopez/Jam Media/Getty Images
28.nov.2019 - Jogo do Campeonato Mexicano entre Monarcas Morelia e León Imagem: Jaime Lopez/Jam Media/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/05/2020 13h34Atualizada em 22/05/2020 14h02

O Campeonato Mexicano da temporada 2019-2020 foi cancelado antecipadamente, e a competição ficará sem ter um campeão pela primeira vez na história, tanto no masculino como no feminino. A decisão foi tomada hoje em reunião pela organização da Liga MX, que levou em consideração o impacto do coronavírus no país.

O México segue o calendário do futebol europeu, com final de temporada no meio do ano. A competição estava na fase do Torneio Clausura —uma espécie de segundo turno.

"O período de contingência que vivemos tem provocado restrições cada vez maiores no calendário, o que não nos permite manter a competição sem colocar em risco os integrantes desta grande família [jogadores, técnicos, diretores, árbitros, torcedores e meios de comunicação]", diz a Liga em comunicado.

Com o término do campeonato, o Cruz Azul e o León ficaram com as vagas para a Liga dos Campeões da Concacaf 2021 por serem líder e vice-líder, respectivamente, do Mexicano no momento do cancelamento.

A organização ainda deixou em aberto a possibilidade de usar os resultados das partidas do Torneio Apertura ou Clausura da próxima temporada para calcular um coeficiente para os jogos que faltaram nesta temporada e, possivelmente, declarar um campeão.

Futebol