PUBLICIDADE
Topo

Veja golaços de Maradona que guiaram o Napoli ao título italiano há 33 anos

Maradona em ação pelo Napoli - Dave Cannon /Getty Images
Maradona em ação pelo Napoli Imagem: Dave Cannon /Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/05/2020 04h00

Classificação e Jogos

No dia 10 de maio de 1987, o Napoli confirmou a conquista do Campeonato Italiano, o primeiro de sua história. Para chegar ao título, o clube contou com grande ajuda de Diego Maradona, então seu maior destaque.

O argentino chegou ao time italiano com status de reforço de peso e foi eternizado na história como o maior ídolo do clube. Desembarcou na Itália em 1984 e demorou para conseguir um título, mas se eternizou ao comandar primeira conquista do Napoli no nacional.

A disputa foi acirrada até o fim. No começo da penúltima rodada do campeonato, o Napoli liderava com 41 pontos. Na sequência, apareciam Inter de Milão e Juventus, empatadas com 37.

Assim, o empate por 1 a 1 com a Fiorentina foi o bastante para o Napoli garantir o título com uma rodada de antecedência. Isso porque a Juventus ficou no 1 a 1 com o Hellas Verona, e a Inter perdeu para a Atalanta por 1 a 0 na rodada.

Maradona ainda guiaria o Napoli ao título italiano na temporada 1989/1990, se tornando o destaque dos últimos dois títulos que o clube conquistou até hoje no campeonato. Ele vestiu a camisa da equipe entre 1984 e 1991 e ainda venceu duas vezes a Supertaça da Itália, uma vez a Taça da Itália e uma vez a Liga Europa.