PUBLICIDADE
Topo

Federação espanhola apoia realização da final da Copa do Rei com público

Jogadores da Real Sociedad comemorando classificação à final da Copa do Rei com a torcida - DeFodi Images / Getty Images
Jogadores da Real Sociedad comemorando classificação à final da Copa do Rei com a torcida Imagem: DeFodi Images / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 11h45

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla) apoiou o desejo da Real Sociedad e do Athletic Bilbao de disputar a final da Copa do Rei com portões abertos. Em comunicado conjunto, as duas equipes concordam que a entidade escolha uma data seguindo as recomendações em meio à pandemia do novo coronavírus. Também em documento divulgado hoje, a federação afirmou que a final da competição pode ser realizada até mesmo em 2021.

"A Federação compartilha totalmente o desejo dos clubes Athletic Club e Real Sociedad de jogar a final da Copa do Rei quando as condições sanitárias permitirem que a partida seja aberta ao público e com a presença de fãs e de todos os torcedores que desejam assistir [ao jogo]. A Casa Real e o troféu com a maior tradição no futebol espanhol merecem uma final com o público", começa o texto.

"Para isso, a Federação aprecia a decisão e a solicitação conjunta de ambos os clubes e articulará os mecanismos reguladores necessários para que a final seja disputada como uma competição oficial no momento apropriado durante o ano 2020 ou 2021, e antes da final da temporada 2020/2021. A Federação definirá, em comum acordo com Real Sociedad e Athletic Bilbao, a data mais conveniente para a referida final ser a grande celebração do futebol espanhol", finaliza o documento.

A Real Sociedad se classificou à final da Copa do Rei com duas vitórias sobre o Mirandés, por 2 a 1 e 1 a 0, nas semifinais. Já o Athletic Bilbao garantiu a vaga na decisão após vencer o Granada por 1 a 0 e sofrer uma derrota por 2 a 1 no segundo jogo, mas levando vantagem nos critérios de desempate.

Já o Campeonato Espanhol foi suspenso no dia 12 de março, na 27ª rodada. Até o momento, o encerramento da temporada na Espanha segue descartado. O Barcelona lidera a competição com 58 pontos, seguido pelo Real Madrid, com 56. O terceiro colocado na tabela é o Sevilla, com 47 pontos.

Esporte