Topo

Campeonato Espanhol é suspenso por duas semanas por causa do coronavírus

Torcedora no Santiago Bernabéu com máscara de proteção; Campeonato Espanhol é suspenso - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Torcedora no Santiago Bernabéu com máscara de proteção; Campeonato Espanhol é suspenso Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 08h15

A Federação espanhola de futebol e a La Liga anunciaram hoje a suspensão do Campeonato Espanhol por pelo menos duas semanas como forma de combate à propagação do novo coronavírus. A medida vale também para a segunda divisão do país. Ontem, as divisões inferiores já haviam sido suspensas.

A decisão vem na esteira do avanço dos casos de novo coronavírus na Espanha. Ontem, o último balanço indicou o registro de mais de 2 mil casos e um total de 48 mortes.

Segundo comunicado, a notícia de que o Real Madrid cancelou treino por causa do teste positivo de um jogador de basquete também contribuiu para a decisão.

"Diante das circunstâncias conhecidas nesta manhã, referentes à quarentena estabelecida no Real Madrid e aos possíveis pontos positivos de jogadores de outros clubes, a La Liga considera que as circunstâncias já existem para iniciar a próxima fase do protocolo de ação contra a covid- 19", diz.

"Consequentemente, de acordo com as medidas estabelecidas no Decreto Real 664/1997, de 12 de maio, concorda em suspender pelo menos as duas próximas rodadas. A referida decisão será reavaliada após a conclusão das quarentenas decretadas nos clubes afetados e em outras possíveis situações que possam surgir", completa.

Com a decisão, as partidas das 28ª e 29ª rodadas, que seriam disputadas previamente com portões fechados, serão remarcadas para outras datas. Os duelos seriam realizados entre os dias 13 e 15 de março e entre 20 e 22 do mesmo mês.

A prorrogação do período de duas semanas de suspensão pode ser reavaliado dependendo da evolução do novo coronavírus na Espanha.