Topo

Cruzeiro

Cinco times jogaram todas edições dos pontos corridos; Cruzeiro deixa lista

Jogadores de Cruzeiro e Fluminense se cumprimentam no Mineirão antes de duelo do Brasileirão 2020 - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Jogadores de Cruzeiro e Fluminense se cumprimentam no Mineirão antes de duelo do Brasileirão 2020 Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 04h00

A era dos pontos corridos no Brasileirão virou realidade a partir de 2003. Cinco equipes estiveram em todas as 17 edições, mas o Cruzeiro, rebaixado no ano passado, deixará essa restrita lista na atual temporada.

É o que mostra o levantamento feito pelo UOL Esporte sobre o sistema de pontuação adotado pela CBF há 17 anos. Sem o time mineiro, restarão apenas São Paulo, Santos, Flamengo e Fluminense.

Terceiro colocado no ranking de pontos, com 1.030 pontos, o Cruzeiro perdeu a vice-liderança para o Santos depois da campanha que resultou no rebaixamento. Em 2020, deve ser superado também pelo Flamengo, que precisa somar 22 pontos para assumir a terceira posição.

A disputa de todas as edições ajudou o grupo a alcançar os primeiros lugares, com exceção do Fluminense. Campeão de 2010 e 2012, o time carioca correu risco de rebaixamento em sete edições, quando marcou menos de 48 pontos. Em 2009, por exemplo, escapou na última rodada, com 46 pontos. Quatro anos depois, foi 15º com a mesma pontuação.

Cinco times caíram uma vez: Corinthians, Inter, Grêmio, Atlético-MG e Athletico-PR. Todos ocupam o bloco intermediário no ranking. O time paranaense, com a presença em uma edição da Série B, está empatado com o Palmeiras, que caiu duas vezes e conseguiu se recuperar a partir de 2016. A diferença era de 68 pontos em 2005.

O Botafogo soma o mesmo número de quedas do Palmeiras, mas, sem títulos, não conseguiu sequer chegar à lista dos 11 primeiros. O time ocupa a 12ª posição, com 787 pontos. O Vasco, três vezes rebaixado, aparece na sequência, com 726. Goiás e Coritiba fecham o Top 15.

Cruzeiro