Topo

São Paulo

Líder, São Paulo superou Santos e Cruzeiro em ranking dos pontos corridos

Jogadores do São Paulo comemoram gol marcado contra o Atlético-MG, no Brasileirão - Daniel Vorley/AGIF
Jogadores do São Paulo comemoram gol marcado contra o Atlético-MG, no Brasileirão Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/05/2020 04h00

Líder da era dos pontos corridos, o São Paulo assumiu a ponta do ranking em 2007, depois de Santos e Cruzeiro atingirem o topo também. É o que mostra o levantamento feito pelo UOL Esporte sobre o sistema de pontuação adotado pela CBF em 2003.

O Cruzeiro, campeão da primeira edição dos pontos corridos, inaugurou o posto ao marcar 100 pontos na campanha do título. Em 2004, entretanto, o Santos já tomou a ponta. Depois de um vice e um título, os santistas ficaram em primeiro lugar com 176 pontos, contra 160 do São Paulo e 156 do Cruzeiro.

O Santos sustentou a liderança por três temporadas, até a edição em que o São Paulo conquistou o segundo título brasileiro na era dos pontos corridos. O time tricolor, então, começou a abrir vantagem.

A hegemonia do São Paulo só foi ameaçada em 2013 e 2014, quando o Cruzeiro garantiu o bicampeonato nacional. A distância entre os dois chegou a ser de apenas 35 pontos. Aos poucos, a equipe são-paulina, mesmo sem títulos, reconstruiu a vantagem, que hoje é de 60 pontos.

São Paulo