Topo

Presidente da FPF: 'Se futebol pudesse voltar hoje, não estaríamos prontos'

Presidente da FPF Reinaldo Carneiro Bastos - Keiny Andrade/Folha Imagem
Presidente da FPF Reinaldo Carneiro Bastos Imagem: Keiny Andrade/Folha Imagem

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2020 22h55

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), reiterou, em entrevista ao Troca de Psses, do SporTV, hoje (15), o desejo dos clubes de terminarem o Paulistão dentro de campo. O mandatário também defendeu as reuniões entre os dirigentes com o intuito de organizar procedimentos para abreviar o retorno do futebol.

"Estamos todos preocupados com o futebol. O produto dos clubes são as competições. Temos que preservar vidas humanas. Mas temos que manter o contato entre os dirigentes para que, quando possível, tenhamos minimamente uma organização e procedimentos prontos para retomarmos o campeonato [...] Se pudéssemos voltar com o futebol hoje, não estaríamos prontos", declarou.

O presidente da FPF descartou qualquer possibilidade de encerrar a competição estadual sem cumprir os jogos restantes. Bastos ainda afirmou que os clubes paulistas envolvidos em competições nacionais também têm a intenção de que os formatos destes torneios sejam mantidos.

"Não passou pela cabeça terminar o campeonato sem os jogos. Os clubes querem terminar, inclusive o Santo André. Temos contratos. Temos que cumprir nossos compromissos. Todos estão conscientes de que só vamos voltar se tivermos segurança para todos os envolvidos. Mas queremos terminar as competições. Os clubes do Campeonato Paulista que disputam os campeonatos nacionais também querem fazer as Séries A, B, C e D conforme elas foram planejadas. O que todos têm em comum é o desejo de voltar em segurança. Queremos criar um protocolo para seis rodadas do Campeonato Paulista, que é muito mais simples do que fazer competições nacionais, internacionais, que exigem longas viagens e concentrações. E só voltaremos com autorização dos governantes", continuou.

Na opinião do mandatário, nenhum grande evento até o fim do ano terá a presença de público. Reinaldo Carneiro Bastos defende que os jogos de futebol, quando retornarem, além de não terem torcida, tenham o mínimo de pessoas necessárias.

"Eu não vejo evento nenhum esportivo, musical ou teatral com presença de público no restante deste ano. Não acho possível. Vamos ter que restringir as pessoas que participarem desses eventos. [...] Há uma série de providências a serem tomadas que precisam ser preparadas para voltarmos, e é isto que estamos discutindo. A única modificação que existiria no regulamento é em relação a datas de inscrição. Elas vão seguir as datas do campeonato. A possibilidade de inscrição de novos atletas, ou a prorrogação de contratos será permitida a todos os clubes", completou.