Topo

Disney e Cade divergem sobre interesse da Rio Motorsports pelo Fox Sports

Fox Sports Rádio, um dos sucessos do canal, tem sido apresentado remotamente - Reprodução/Twitter
Fox Sports Rádio, um dos sucessos do canal, tem sido apresentado remotamente Imagem: Reprodução/Twitter

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

15/04/2020 11h52

Representantes da Disney e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) se reuniram para discutir o interesse da Rio Motorsports pela compra do Fox Sports no Brasil, assim que o grupo apresentou suas credenciais, na semana passada. A companhia e o órgão divergiram sobre o potencial desse novo candidato para conduzir o canal esportivo.

Segundo apurou o UOL Esporte, a reunião aconteceu no último dia 8 deste mês. Nela, executivos americanos da Disney questionaram ao Cade o fato da Rio Motorsports não ter nenhuma expertise no comando de um canal de televisão, ou mesmo na área de negócio de televisão esportiva.

A Disney, por meio de um executivo que reside em Nova York (EUA), deixou claro que gostaria de vender o Fox Sports para uma empresa que desse segurança e estabilidade aos funcionários. O conglomerado entende que, mesmo se uma fusão não for aprovada, os profissionais do Fox Sports são vistos hoje com membros do time.

Os membros do Cade fizeram um contraponto na reunião. Entendem que a entrada de uma empresa sem tradição no meio de comunicação seria na verdade bastante interessante, como um fator novo para resolução do impasse. Uma nova empresa investindo no ramo seria, na visão do órgao, uma solução ideal. Essa posição já havia sido defendida durante o processo, antes da entrada da Rio Motorsports na discussão.

Quando reprovou inicialmente a fusão entre Disney e Fox em dezembro de 2018, recomendando a venda do Fox Sports, o Cade já havia indicado sua preferência de venda para um grupo que não fosse tradicional no meio.

As reuniões entre Cade e Disney com os interessados no negócio contecem semanalmente. Ainda não existe, porém, uma previsão de quando a fusão será julgada. A pandemia da Covid-19 também atrasa a decisão esperada.

O interesse da Rio Motorsports em adquirir o Fox Sports foi revelado pelo UOL Esporte na semana passada. A empresa, que colocou a MotoGP na programação do canal esportivo, tem planos ambiciosos caso consiga adquirir o Fox Sports. Um deles é tirar a Fórmula 1 das mãos da Globo. Procurada, a Disney não respondeu aos contatos da reportagem.