Topo

OPINIÃO

Juca: "Neymar não é tudo aquilo que a gente imaginou que pudesse ser"

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 04h00

O podcast Posse de Bola #28 analisa se, comparado a outros protagonistas que disputaram Copas do Mundo pela seleção brasileira, Neymar estaria com uma cobrança maior sem ter companheiros de nível próximo, comparando a times como o de 2002, quando o Brasil tinha uma linha ofensiva com Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Ronaldo.

Juca Kfouri compara a situação com a de Romário quando foi campeão mundial em 1994 e não acha que o nível de jogadores da seleção esteja tão abaixo de Neymar como se sugere.

"Em 1994, o fardo do Romário não era tão diferente. Você poderá dizer que tinha o Bebeto do lado. Sim, mas o Neymar também tem jogadores do lado que não são nem um pouco desprezíveis. Eu acho que, na verdade, o Neymar não é tudo aquilo que a gente imaginou que ele pudesse ser", afirma Juca (disponível no vídeo acima a partir de 35:27).

"A cabeça é tão ruim que ele é incapaz de ser um Romário, que não é exatamente uma cabeça voltada para o coletivo, mas foi capaz de entender qual era o papel dele, da mesma maneira como Mané Garrincha foi capaz de entender qual era o papel dele em 1962. O Neymar até hoje não entendeu qual deveria ser o papel dele, e aí eu acho que a comparação fica prejudicada", completa.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.