Topo

Cruzeiro

Além de Dodô, Cruzeiro também quer retorno de Patrick Brey para a lateral

Lateral esquerdo foi reserva no ano passado, mas pode voltar ao time para ser o dono da posição em 2020 - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Lateral esquerdo foi reserva no ano passado, mas pode voltar ao time para ser o dono da posição em 2020 Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

07/04/2020 04h00

A diretoria do Cruzeiro segue trabalhando para atender aos pedidos de Enderson Moreira e reforçar o elenco celeste. Das quatro ou cinco contratações que pretende fazer para o novo treinador, um dos nomes pretendidos é o do lateral esquerdo Dodô, que passou pelo clube no ano passado, mas não teve seu contrato estendido pela antiga diretoria. Além disso, os gestores da Raposa também querem a volta de Patrick Brey, também lateral esquerdo, para aumentar a concorrência e dar mais opções ao setor, bastante criticado no início de 2020.

A situação de Patrick Brey é a mais fácil de ser resolvida. Aos 22 anos, ele foi emprestado à Ferroviária para a disputa do Campeonato Paulista. Após o fim do Estadual, o jogador é aguardado na Toca da Raposa para fazer parte do grupo que jogará o Campeonato Brasileiro da Série B.

As conversas para recontratar o lateral Dodô, de 28 anos, possuem alguns pontos importantes que serão discutidos pela diretoria com os representantes do atleta. Recentemente, o lateral entrou com uma ação contra o Cruzeiro para que o clube cumpra o acordo feito pela antiga diretoria. Na gestão de Wagner Pires de Sá, o clube estipulou metas de desempenho a Dodô, além de oferecer um alto salário ao atleta e o pagamento de luvas de R$ 8,8 milhões. Como o jogador ainda tem intenção de voltar ao Cruzeiro, a atual administração vê a situação como uma boa oportunidade para firmar um novo vínculo, mas ainda precisa negociar os moldes do contrato.

A ideia do Cruzeiro é de oferecer a Dodô a mesma proposta feita a outros atletas de altos salários. No início desta temporada, o clube chegou a um acordo com Fábio, Edilson e Léo, que permaneceram. O trio recebe vencimento compatível com aquilo que a diretoria consegue pagar hoje. No ano que vem, quando espera ter voltado à elite do Brasileirão, a diretoria se comprometeu a pagar de forma parcelada o restante das pendências com esses jogadores — salários atrasados de 2019 e montante que não é pago na atual folha.

Se obtiver sucesso na negociação, o Cruzeiro irá se reforçar bem para um setor muito carente em 2020. O ano celeste começou com João Lucas titular no setor, mas o ex-jogador do Ceará não convenceu nas partidas que fez, saindo de campo vaiado em mais de uma ocasião pela torcida. Na reserva, o Cruzeiro tem Rafael Santos, garoto de 22 anos, mas ainda com pouquíssimos jogos no elenco principal.

Cruzeiro