Topo

Premier League é suspensa até 30 de abril por pandemia de coronavírus

Taça da Premier League - Rui Vieira/AP Photo
Taça da Premier League Imagem: Rui Vieira/AP Photo

Do UOL, em São Paulo*

19/03/2020 10h38

A Premier League e todas as outras competições de elite do futebol inglês estão suspensas pelo menos até 30 de abril para frear a proliferação de coronavírus no país. O anúncio foi feito por meio de um comunicado divulgado hoje.

Todos os jogos da Premier Legaue, EFL, Superliga Feminina e Campeonato Feminino estão suspensos. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também suspenderam todas as partidas.

"O progresso da covid-19 permanece incerto e podemos garantir a todos que a saúde e o bem-estar dos jogadores, funcionários e torcedores são nossa prioridade. Continuaremos a seguir as orientações do governo e trabalharemos em colaboração para manter a situação sob revisão e explorar todas as opções disponíveis para encontrar maneiras de retomar a temporada quando as condições permitirem. Todos gostaríamos de enfatizar novamente que nossos pensamentos estão com todos os afetados pela covid-19", diz o comunicado divulgado.

As regras e regulamentos da FA estabelecem que "a temporada termina antes de 1 de junho" e "cada competição deve, dentro do limite estabelecido pela FA, determinar a duração de sua própria temporada de jogo". No entanto, o Conselho da FA concordou que esse limite fosse estendido indefinidamente para a temporada 2019/20 em relação ao futebol profissional devido à pandemia.

Há um otimismo nos bastidores de que os torneios possam terminar no dia 30 de junho. Membros da Fifa também se organizam em grupos de trabalho para analisar questões de contratos de jogadores que expiram no mesmo dia que seria decretado o fim do ano do futebol na Europa.

O último jogo realizado na Inglaterra foi em nove de março, quando o Leicester venceu o Aston Villa por 4 a 0. A primeira partida adiada devido à pandemia foi o confronto entre Manchester City e Arsenal, que estava marcada para 11 de março. Mais tarde, toda a liga foi suspensa devido aos casos positivos para covid-19 com Arteta, técnico dos Gunners, e Hudson-Odoi, do Chelsea.

A Premier League foi interrompida com o título praticamente garantido pelo Liverpool, com 25 pontos de vantagem sobre o Manchester City faltando apenas nove rodadas. O suspense é maior na luta por vagas nos campeonatos europeus, já que apenas 9 pontos separam Chelsea (4º) e Crystal Palace (11º), enquanto que para evitar rebaixamento, o Brighton, 15º, tem apenas dois pontos a mais que que o Bournemouth (17º).