Topo

Fluminense

Fluminense pega Resende por liderança e 'chance dupla' de final no Carioca

Evanílson e Marcos Paulo são esperanças de gols do Fluminense contra o Resende - Lucas Merçon/Fluminense FC
Evanílson e Marcos Paulo são esperanças de gols do Fluminense contra o Resende Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/03/2020 04h00

O Fluminense enfrenta o Resende neste domingo (8), às 18h, para manter a liderança do Grupo B da Taça Rio e retomar a ponta da classificação geral do Campeonato Carioca. Se não parece, o segundo turno é uma oportunidade para o Tricolor ter duas chances de chegar à decisão do Estadual em 2020.

Isso porque o regulamento foi mais uma vez alterado para a atual temporada. A mudança principal, grosso modo, foi o fim das fases semifinais do Carioca. Em tese, a ideia era retomar o modelo antigo, com a decisão entre os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio.

Mas mesmo que uma equipe vença os dois turnos há uma possibilidade de final: caso outro clube faça mais pontos na classificação geral da competição. Anteriormente, quando um time "unificava" as taças dos dois turnos, era declarado campeão "direto".

"Art. 29 - Caso uma única associação seja campeã da Taça Guanabara e da Taça Rio, e uma ou mais associações tenham obtido maior número de pontos do que a campeã, no somatório de pontos das partidas dos Grupos A e B da Taça Guanabara e Taça Rio, aplicados os critérios de desempate do art. 6º, quando couber, a final será realizada entre a campeã dos 2 (dois) turnos e a associação que tenha obtido o maior número de pontos ganhos do que a campeã."

E neste momento, apesar de não ter sido nem finalista no primeiro turno, o Fluminense é o vice-líder do Campeonato Carioca, com 18 pontos, apenas um atrás do Flamengo.

"O Fluminense, grande como é, precisa jogar todos os jogos buscando a vitória. Precisamos nos acostumar com ela, querer ela, brigar por ela. E quando perder, no passo seguinte buscar com mais força ainda. Assim vai gerando confiança no dia a dia. Essa simbiose vai gerando um clima positivo. Falei sobre esse aspecto e da classificação, que é o objetivo principal. Se fizer a pontuação, tem grande chance de acontecer isso. Mas a gente nunca pode pensar lá na frente sem pensar no Resende. Tem que concentrar as forças, recuperar a equipe para o jogo de quarta, que é de grande importância", afirmou o técnico Odair Hellmann após goleada sobre o Madureira.

A questão ganha importância em um cenário onde o Fla é mais forte que os outros três grandes e seus demais concorrentes. Campeão do Brasileirão, da Libertadores, da Supercopa do Brasil, da Taça Guanabara e da Recopa Sul-Americana, o Rubro-Negro é franco favorito para vencer também a Taça Rio. Mas ainda que o faça, caso o Flu retome a liderança, terá que jogar um clássico com o Tricolor pelo título do Campeonato Carioca de 2020, já que possui um ponto a mais, mas seis gols a menos de saldo que o rival.

Longe dos holofotes de seu arquirrival, o Fluminense faz boa campanha no Estadual: são seis vitórias em sete jogos. As duas únicas derrotas vieram para o Boavista, ainda na fase de grupos do primeiro turno, e para o próprio Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara. Os jogos da fase mata-mata de cada turno, inclusive, não valem para a classificação geral.

"Estamos jogando o Carioca para buscar o título. Dentro dessa primeira hipótese de busca de título, ser campeão, vamos construindo a equipe. É uma construção mesmo, são muitos jogadores diferentes do time titular do ano passado. Sempre falo, não é porque vencemos, procuro ter uma coerência. Coisas a construir vamos ter, mas temos muitas coisas boas", disse Odair.

Para o jogo contra o Resende, Odair Hellmann ainda não definiu a equipe que irá a campo, mas um desfalque é certo: Digão, que sofreu um edema na coxa esquerda. Além dele, Nenê também saiu da vitória sobre o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, sentindo dores, mas não está contundido. O veterano de 38 anos, artilheiro do Flu na temporada com oito gols, pode, entretanto, ser poupado. Nesse caso, Ganso e Miguel brigam por uma vaga no meio de campo.

O treinador tem variado bastante a equipe para testes e também precaução para o restante da temporada. Não houve indicação de time titular nas atividades fechadas de quinta e sexta-feira. Além das mudanças no meio de campo, Odair também tem mexido no ataque, apesar dos 26 gols em 12 jogos até aqui. Na frente, Wellington Silva e Fernando Pacheco brigam por uma vaga ao lado de Evanílson e Marcos Paulo.

Fluminense