Topo

Palmeiras

Palmeiras: Fifa aprova e certifica gramado sintético do Allianz Parque

José Edgar de Matos/UOL Esporte
Imagem: José Edgar de Matos/UOL Esporte

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/03/2020 17h59

A Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa) aprovou e certificou o gramado sintético do Allianz Parque. A decisão saiu na tarde de hoje (06), assim como o comunicado à WTorre sobre a novidade. O piso da arena do Palmeiras recebeu a qualificação FIFA Quality PRO, nível exigido pela entidade para a liberação dos jogos profissionais de nível internacional no local.

O certificado da Fifa vale por um ano e tem o dia 4 de março de 2021 como data final. Após este período, somente após uma nova visita, o piso será devidamente certificado. Este controle de qualidade anual é padrão em gramados de piso sintético.

A entidade máxima do futebol visitou o Allianz Parque neste início de mês e validou o gramado artificial, já construído anteriormente no padrão de qualidade exigido para partidas profissionais. A análise ficou sob responsabilidade da Sports Labs, laboratório da Escócia credenciado pela FIFA e que visitou o estádio na última terça-feira (03).

Segundo o site oficial da Fifa, 267 gramados artificiais no mundo possuem o mesmo certificado da arena palmeirense para a prática do futebol profissional.

Além do Allianz Parque, somente a Arena da Baixada, do Athletico, possui o certificado FIFA Quality PRO entre os pisos brasileiros sintéticos. A WTorre e a Soccer Grass, que em parceria trocaram o piso do Allianz Parque, comemoraram a notícia.

"A modernização do gramado da arena foi um passo muito importante para nós. Ficamos felizes em conseguir encontrar a melhor alternativa para o nosso negócio e para a Sociedade Esportiva Palmeiras. A homologação apenas ratifica o que já prevíamos", assegura Luis Davantel, CFO da WTorre, administradora da arena palmeirense.

"Estamos todos muito contentes, pois a informação que recebemos do laboratório que fez todos os testes, é que esse campo do Allianz, além de estar homologado, é o melhor campo das Américas, isso é motivo de grande orgulho para todos nós que fizemos parte desse projeto", discursou Alessandro Oliveira, CEO da Soccer Grass.

O próximo passo do Palmeiras é terminar a instalação da grama artificial na Academia de Futebol. A reforma atrasou em virtude das fortes chuvas que atingiram São Paulo desde janeiro - no CT, o piso de barro dificultou o trabalho.

Na grama artificial, o Palmeiras acumula bons resultados. São dois jogos com duas vitórias sobre Mirassol e Guarani, ambas pelo Campeonato Paulista. A equipe de Vanderlei Luxemburgo marcou quatro gols e sofreu apenas um.

O próximo compromisso no Allianz Parque está marcado para este sábado (07), às 17h (de Brasília), contra a Ferroviária, em confronto válido pelo Paulistão.

Palmeiras