Topo

Palmeiras

Luan herda vaga na defesa e refaz "dupla dos mil minutos" no Palmeiras

Cesar Greco/SE Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

06/03/2020 15h18

Com a suspensão de Felipe Melo por acúmulo de cartões amarelos, quem assume a vaga na zaga do Palmeiras amanhã é Luan. Contra a Ferroviária, pelo Paulistão, o defensor volta a formar com Gustavo Gómez uma dupla que foi muito sólida em 2019.

No primeiro semestre do ano passado, ainda sob o comando de Felipão, Luan e Gómez formaram a dupla de zaga que ficou mais de mil minutos consecutivos sem sofrer um gol sequer. Em julho a escalação mudou com a chegada de Vitor Hugo, e de novo neste ano com o recuo de Felipe Melo, mas amanhã deve acontecer o retorno da "defesa que ninguém passa".

"Nós não temos jogado juntos, mas treinamos juntos todos os dias e nos conhecemos há muito tempo", disse Luan em entrevista coletiva após o treino de hoje, referindo-se ao time alternativo montado por Luxemburgo. Ao todo são oito mudanças em relação ao time que venceu o Tigre (ARG) no meio de semana, uma estratégia para poupar os atletas para o jogo contra o Guaraní (PAR), na terça-feira (10), pela Copa Libertadores.

"É muito legal voltar ao lado do Gustavo, mas também estaria muito feliz e empolgado se fosse com o Felipe, Vitor Hugo, Emerson ou de quando outro. Nunca penso em passar por cima de ninguém, roubar a vaga, porque cada um tem sua oportunidade", avalia Luan.

Luan e Gómez só foram titulares juntos uma vez em 2020, na goleada sobre o Oeste. O duelo contra a Ferroviária será apenas o quarto jogo oficial de Luan, que mesmo assim se vê à vontade para jogar no estilo de jogo proposto por Luxemburgo. "Gosto de jogar assim também. Participei de uma campanha da Olimpíada jogando assim com o [técnico Rogério] Micale, que gostava de um time bem ativo: buscando o gol, tentando recuperar a bola na frente, e não botando a bunda lá atrás e esperando", recorda o zagueiro.

"Não que isso [jogo defensivo] seja errado, até porque já deu certo no Palmeiras assim, com um volante fixo, guardando posição e sendo letal no contra-ataque no tempo do Felipão. Já o Luxemburgo gosta que a gente marque na frente, com linha alta", compara.

O Palmeiras recebe a Ferroviária às 17 horas (de Brasília) de amanhã, pela nona rodada do Campeonato Paulista, no Allianz Parque. Além de Luan, Luxemburgo ensaiou outras sete mudanças no time titular — só Weverton, Gómez e Rony foram mantidos.

Palmeiras