Topo

Ausência de Bruno Henrique acirra briga e abre leque de Jesus no Flamengo

Técnico Jorge Jesus faz anotações durante treino do Flamengo. Muitas opções para encarar o Junior - Alexandre Vidal/Flamengo
Técnico Jorge Jesus faz anotações durante treino do Flamengo. Muitas opções para encarar o Junior Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2020 04h00

A lesão de Bruno Henrique abriu uma disputa após a rara brecha deixada pelo dono da posição. Titular absoluto do Flamengo, o camisa 27 não se recuperou das dores no joelho e sequer viajou para encarar amanhã (4) o Junior Barranquilla (COL), às 21h30, em jogo válido pela estreia da equipe na Copa Libertadores.

Com o atacante fora do duelo no Estádio Metropolitano, o técnico Jorge Jesus tem em mãos um leque de diferentes alternativas para encarar os colombianos. Para montar o Fla que enfrenta seu primeiro desafio no torneio continental, o Mister tem como opções Michael, Vitinho, Diego e Pedro. A definição do quebra-cabeça deverá sair hoje (3), quando o grupo faz sua última atividade antes do jogo.

Pedro já atuou ao lado de Gabigol no Flamengo - Alexandre Vidal & Paula Reis / Flamengo - Alexandre Vidal & Paula Reis / Flamengo
Pedro já atuou ao lado de Gabigol no Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal & Paula Reis / Flamengo

No jogo de volta da Recopa, Bruno já não estava disponível. Com a necessidade de vencer a partida ante o Independiente del Valle (EQU), o português lançou Pedro, mas a expulsão de Willian Arão fez os planos serem redesenhados. Sem um de seus volantes, o treinador tirou o atacante e recompôs o meio com Thiago Maia. Com esta formação, Gabigol teve a companhia mais frequente de Arrascaeta e Everton Ribeiro, com Michael entrando na etapa final.

O ex-Goiás vem crescendo e também pode ser uma arma usada desde o início amanhã, embora a falta de experiência em jogos grandes possa pesar contra. Diante da Cabofriense, Michael formou um trio endiabrado ao lado de Gabigol e de Vitinho, outro que tem somado pontos valiosos no Fla e pode pintar entre os titulares em Barranquilla.

Atacante Michael em ação pelo Flamengo - Thiago Ribeiro/ AGIF - Thiago Ribeiro/ AGIF
Atacante Michael em ação pelo Flamengo
Imagem: Thiago Ribeiro/ AGIF

Saindo do banco de reservas, Vitinho foi bem nos dois jogos da Recopa. Como titular, iniciou os jogos contra o Boavista e Cabofriense e foi aprovado em ambos. Neste último jogo, demonstrou confiança, arriscou jogadas e subiu de produção ao trocar constantemente de posição com Michael.

O capitão Diego surge como uma possibilidade mais conservadora, mas nada descartável. Caso entenda que o Junior opte por um esquema mais baseado nos contra-ataques, o português tem no camisa 10 uma peça ainda mais importante para acelerar o jogo nas costas dos zagueiros rivais. Caso Diego vá a campo, Arrascaeta ficaria deslocado mais pelo lado esquerdo. Ele foi o eleito quando Gabigol estava suspenso contra o Del Valle.

Vitinho e Diego em ação pelo Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Vitinho e Diego em ação pelo Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

"Somos detentores do título, temos de defender. Jogamos primeiro para nos classificar, depois para chegar até a final. É um dos grandes objetivos do Flamengo no ano. Vamos ter muita dificuldade, mas estamos preparados", afirmou o treinador.

Assim como Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Rafinha estão fora. A dupla de zaga será formada por Léo Pereira e Gustavo Henrique, enquanto a lateral direita deve ficar a cargo do jovem João Lucas. Com Arão suspenso, Thiago Maia é o favorito.