PUBLICIDADE
Topo

Estudo: ligas latinas são as mais agressivas do mundo. Brasileiro é exceção

Montevideo Wanderers, que enfrentou o Corinthians em 2019, é time que mais leva cartões no mundo - Daniel Vorley/AGIF
Montevideo Wanderers, que enfrentou o Corinthians em 2019, é time que mais leva cartões no mundo Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em São Paulo

25/02/2020 04h00

Classificação e Jogos

Um estudo divulgado ontem pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) aponta que oito das dez ligas mais agressivas do mundo estão na América Latina. O trabalho compilou o número médio de cartões por jogo de 92 primeiras divisões ao redor do mundo na última temporada. Na lista da dez mais violentas estão Bolívia, Uruguai, Guatemala, El Salvador, Colômbia, Equador, Peru e Argentina. O Brasileirão está na 38ª colocação.

O Campeonato Boliviano lidera a lista com 7,01 cartões por partida - 6,53 amarelos e 0,48 vermelho. O Uruguaio vem logo depois, com 6,61 cartões por jogo no total, sendo 6,07 amarelos e 0,54 vermelhoo. O Campeonato Argentino aparece na nona colocação, com 5,88 advertências por partida. O Brasileirão teve 4,77 cartões por confronto: 4,51 amarelos e 0,26 vermelhoo.

A liga europeia mais agressiva é a Ucraniana, que tem, em média, 6,19 cartões por partida. Dentre os torneios mais tradicionais do Velho Continente, a Série A Italiana, conhecida pela marcação dura, aparece com 5,82 cartões/jogo. O Campeonato Inglês é o mais comportado do primeiro time, com apenas 3,74; o Espanhol é mais agressivo, com 5,51. A França, onde atua Neymar, apresenta uma média de 3,98 cartões por jogo. A Bundesliga, da Alemanha, tem 4,13.

A liga mais "comportada" do mundo, segundo o estudo, é a japonesa, com menos de três cartões por jogo, em média: 2,26, sendo 2,19 amarelos e apenas 0,07 vermelho.

Santos foi mais o mais agressivo do Brasil. Corinthians, o menos

Dentro do Campeonato Brasileiro, o ranking de clubes pode surpreender. O Santos de Jorge Sampaoli foi o time que, em média, mais recebeu cartões na temporada passada, com 3,13 por partida. O Corinthians, por outro lado, foi o mais "comportado", com 1,87 por confronto. O Flamengo de Jorge Jesus, campeão nacional, ocupa posição intermediária: é o nono com mais cartões, 2,45 por jogo.

Liverpool é um dos times mais "limpos" do mundo. O mais agressivo é uruguaio

Com média de 1,04 cartão por jogo, o Liverpool é um dos poucos clubes conhecidos entre os 15 que menos recebem advertências no mundo. Outro é o Borussia Dortmund, adversário do PSG de Neymar na Liga dos Campeões: os alemães recebem, em média, exatamente um cartão por partida. O time que menos recebe cartões no mundo é o FC Tokyo, que teve 0,85 cartão por confronto e nenhuma expulsão durante toda a temporada passada.

O time mais agressivo do mundo é o Montevideo Wanderers, do Uruguai, com 4,05 cartões de média por partida. O top 10 tem três times uruguaios, dois bolivianos, dois de El Salvador e um equatoriano. O primeiro europeu a aparecer na lista é o HNK Gorica, da Croácia, com 3,41 cartões por partida.

Futebol