PUBLICIDADE
Topo

STJD atende Palmeiras e muda pena de Luxemburgo para multa de R$ 50 mil

Palmeiras transformou a suspensão de Luxa em uma multa - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Palmeiras transformou a suspensão de Luxa em uma multa Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar do Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/02/2020 15h34

O técnico Vanderlei Luxemburgo poderá estar no banco de reservas do Palmeiras nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2020. Hoje (14), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou que deferiu o pedido do clube alviverde para transformar a punição de dois jogos, ainda quando o treinador estava no Vasco, por apenas uma multa.

Ao invés das duas partidas de suspensão de Luxemburgo, o Palmeiras vai arcar com uma multa de R$ 50 mil, valor dividido entre sete instituições pré-determinadas pelo tribunal. O técnico, como parte da nova punição, terá que comparecer a uma das organizações para fazer a doação em mãos.

Luxemburgo foi denunciado por ofender a arbitragem no duelo entre Vasco x Chapecoense, válido pela última rodada do Brasileirão do ano passado. O treinador questionou a atuação da arbitragem e xingou os responsáveis no túnel de acesso para os vestiários. As palavras foram registradas em súmula.

"Olha a m... que vocês fizeram, vai pro car.... Estão mais preocupados em me dar cartão amarelo porque eu reclamei e entrei dentro de campo. Pode me expulsar. F...-se, tomar no ...! Filho da p...! Olha pra mim! Você tem vergonha do que você fez! Vem um filho da p... desses e prejudica o nosso trabalho", reclamou.

O hoje técnico do Palmeiras foi enquadrado no artigo 258, inciso II (desrespeito), do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A punição de dois jogos, contudo, acabou revista depois do pedido do atual clube de Vanderlei Luxemburgo para converter a pena em medida de interesse social.

Antes de pensar no início do Brasileirão, Luxa vive sob a expectativa de estrear na nova casa palmeirense. Com o gramado sintético, o treinador vai dirigir a equipe no domingo (16), às 16h (de Brasília), contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista.

Palmeiras