Topo

Santos

Quem são os três garotos do Santos B que chamaram atenção de Jesualdo

Vinicius Balieiro em atuação pelo sub-20 do Santos; volante chamou atenção de Jesualdo - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Vinicius Balieiro em atuação pelo sub-20 do Santos; volante chamou atenção de Jesualdo Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

14/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Volante Vinicius Balieiro e meias Anderson Ceará e Matheus Moraes chamaram atenção de Jesualdo Ferreira
  • Português acredita que equipe profissional já conta com muitos jovens, mas observa de perto o trio
  • Comissão técnica de Jesualdo Ferreira comanda atividades do Santos B e ajuda na integração e conhecimento
  • Sem margem para contratações no mercado da bola, Peixe busca soluções internas para reforçar elenco

O técnico Jesualdo Ferreira segue atento para reforços internos no Santos. Com pouca margem para contratações no mercado da bola, o português acompanha de perto o desempenho dos atletas do Santos B e o UOL Esporte apurou que três deles já chamaram atenção: o volante Vinicius e os meias Matheus Moraes e Anderson Ceará.

O comandante santista prega calma, pois acredita que a equipe profissional já está recheada de atletas muito jovens e vem dando oportunidades para todos eles: Sandry, Renyer, Tailson e Kaio Jorge, além de Yuri Alberto que retornou da seleção brasileira sub-23 e também deve ter chances.

Dos três, somente Anderson Ceará já fez sua estreia profissional no Peixe. Meia de criação, o jogador atuou 15 minutos contra o Botafogo, pela 36ª rodada do Brasileirão de 2018, sob comando de Cuca. Ele teve uma lesão séria no ligamento do joelho e passou o primeiro semestre do ano passado em recuperação, mas não ganhou oportunidades com Jorge Sampaoli.

Nos treinos do Santos B, Ceará vem se destacando e é acompanhado de perto pela comissão técnica de Jesualdo Ferreira, que comanda a equipe. O jovem vem recebendo atenção dos auxiliares para melhorar o posicionamento no setor de meio.

Já Matheus Moraes é um meia que atua mais pelos lados do campo. O atleta já sofreu com lesões durante a curta carreira, mas ficou fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano para realizar um trabalho de condicionamento e fortalecimento visando diminuir o risco de novas lesões.

Moraes foi parceiro de ataque de Rodrygo nas categorias de base do Peixe e se destacou. Quando os dois disputaram o Paulista sub-15 e foram vice-campeões, o meia-atacante foi o artilheiro santista com 19 gols, dez a mais do que o "raio" que hoje joga pelo Real Madrid. A multa rescisória do garoto é de 100 milhões de euros (R$ 460 milhões).

Do trio, Vinicius Balieiro é o menos conhecido do torcedor santista. O volante de 20 anos chegou ao Santos no meio de 2017 após se destacar no Paulista de Jundiaí durante a Copa São Paulo daquele ano — quando o clube do interior teria chegado à final se não fosse eliminado pelo Tribunal de Justiça Desportiva após caso de falsidade ideológica de um atleta.

No Peixe, Vinicius disputou a Copa São Paulo de 2018 como lateral direito e era presença frequente entre os "sparrings" de Jorge Sampaoli. No jogo-treino entre os profissionais e o time B santista, ele atuou já como segundo volante, formando o meio com Guilherme Nunes e Anderson Ceará. Trata-se de um atleta rápido que pode atuar mais fixo na marcação ou sair para o jogo.

Os três têm contratos longos com o Peixe: Vinicius até abril de 2022, Ceará até junho de 2021 e Moraes até junho de 2022.

Santos