PUBLICIDADE
Topo

Felipe Melo encara o 1º grande teste como zagueiro diante de Pablo & Cia.

Felipe Melo, do Palmeiras, em jogo contra o Ituano pela primeira rodada do Campeonato Paulista - Cesar Greco
Felipe Melo, do Palmeiras, em jogo contra o Ituano pela primeira rodada do Campeonato Paulista Imagem: Cesar Greco

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • No clássico contra o São Paulo, marcado para hoje (26), Felipe Melo vai encarar o primeiro grande teste como zagueiro no Palmeiras.
  • O volante foi recuado desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo e se tornou capitão do Palmeiras em 2020.
  • Contra o São Paulo, Felipe Melo vai encarar Pablo e possivelmente Alexandre Pato, opção de Fernando Diniz.
  • Na estreia, Felipe Melo liderou o Palmeiras em estatísticas de defesa e saiu elogiado por Luxemburgo.
  • Palmeiras e São Paulo duelam pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

Os primeiros testes acabaram aprovados por Vanderlei Luxemburgo. Entretanto, em dois jogos preparatórios e uma rodada de Campeonato Paulista, Felipe Melo ainda não encarou o um grande desafio como zagueiro no Palmeiras. O primeiro tem data e hora para acontecer: hoje (26), às 16h (de Brasília), contra o São Paulo, em Araraquara.

Contra o São Paulo, Felipe Melo deve encarar Pablo e, possivelmente, Alexandre Pato, opção no banco de Fernando Diniz. Os atacantes badalados do outro lado, contudo, não intimidam o Palmeiras. Vanderlei Luxemburgo considera o volante pronto para o clássico.

"O Felipe está começando a entender a posição. Quando terminou o jogo [Ituano], cheguei nele e perguntei como tinha terminado. Ele falou que estava preparado para outro. Ele passou a ter uma faixa de campo menor e tem o combate muito bom", elogiou Luxemburgo, amenizando a pressão sobre o comandado.

"Ele vai errar, mas não é só o Felipe que erra. Só vejo possibilidade de crescimento", acrescentou o treinador.

Felipe Melo na zaga foi imposição de Luxemburgo, que quer melhorar a saída de jogo palmeirense - Igor Castro/Florida Cup
Felipe Melo na zaga foi imposição de Luxemburgo, que quer melhorar a saída de jogo palmeirense
Imagem: Igor Castro/Florida Cup

Os elogios de Luxemburgo são referendados pelos números de Felipe Melo na estreia contra o Ituano. O novo zagueiro liderou o Palmeiras nos bloqueios de finalizações (três), nas rebatidas (oito), nos lançamentos certos (cinco) e na porcentagem de posse de bola do time (13%), de acordo com o Footstats.

Estes itens reforçam a ideia de Luxemburgo ao recuar Felipe, especialmente sobre o plano de melhorar a saída de bola palmeirense. Além dos lançamentos longos e de liderar a posse de bola do time, o camisa 30 não errou passe diante do Ituano: 67 em 67.

Do outro lado, a preocupação sobre a "noção" de posição na última linha não se concretizou. Afinal, Felipe Melo não cometeu falta em Itu.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SÃO PAULO

Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 26 de janeiro de 2020 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse e Neuza Ines Back (ambos de SP)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luis; Gabriel Menino e Ramires; Dudu, Lucas Lima e Raphael Veiga (Gabriel Verón); Luiz Adriano
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes; Helinho, Vitor Bueno e Pablo.
Técnico: Fernando Diniz.

Palmeiras