Topo

Grêmio se acerta com Coritiba e prepara anúncio oficial de Vanderlei

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Eder Traskini, Jeremias Wernek e Napoleão de Almeida

Do UOL, em Santos, Porto Alegre e São Paulo

17/01/2020 17h35

O Grêmio acertou os detalhes que faltavam e prepara o anúncio oficial de Vanderlei, que está no Santos, como reforço para a temporada. O entrave final era a manifestação do Coritiba, dono de 40% dos direitos econômicos do goleiro e que exigia compensação. Hoje (17), o clube gaúcho alinhou o acordo com a diretoria paranaense e agora troca documentos com as partes.

Aos 35 anos, Vanderlei deve chegar a Porto Alegre ainda nesta sexta-feira. O contrato deve ser de três temporadas.

O Grêmio ofereceu jogadores, mas o Coritiba não gostou das condições e preferiu dinheiro pelos seus 40%, estimados em 250 mil dólares (R$ 1 milhão na cotação atual). Vanderlei havia aberto mão dos 20% que tinha em prol do Santos, que receberá 700 mil dólares (R$ 2,9 milhões) por 60%.

A negociação, entretanto, teve momentos de tensão, uma vez que um "jogo de empurra" entre Santos e Grêmio evitava apontar quem faria um acerto com o Coritiba pelos direitos econômicos partilhados. Até que na manhã desta sexta-feira as partes chegaram a um consenso sobre os valores e Vanderlei teve aval para assinar com o Tricolor.

Na Arena do Grêmio, Vanderlei chega para desbancar Paulo Victor e Julio César. Os dois goleiros terminaram 2019 em baixa, mas mesmo assim Renato Gaúcho não tratou a posição como prioridade no mercado da bola. O negócio por Vanderlei surgiu e o treinador acabou aprovando a investida.