Topo

Botafogo

Montenegro anuncia acordo do Botafogo com lateral Danilo Barcelos, ex-Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/01/2020 12h55

Em coletiva de imprensa em Domingos Martins (ES), onde o Botafogo realiza pré-temporada, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro anunciou um acordo do clube com o lateral-esquerdo Danilo Barcelos. O jogador, que pertencia ao Atlético, atuou pelo rival Vasco na última temporada e será o último reforço do Glorioso no mercado da bola.

"O Botafogo está contratando o Danilo Barcelos, que jogou no Vasco no ano passado. Já está acertado, está combinando o desligamento do Atlético-MG para assinar com o Botafogo. Já fez exames médicos, vai se integrar aqui em algum momento. Assim, a gente encerra as contratações a não ser que algum jogador saia nessa janela", declarou o dirigente, um dos líderes do novo Comitê Executivo de Futebol do Alvinegro.

Liberado pelo Galo, Danilo assinará contrato em definitivo por duas temporadas com o Botafogo. Ele também interessava ao Sport, clube que defendeu entre 2014 e 2015. Em 2019, pelo Vasco, Danilo atuou em 45 jogos e marcou cinco gols.

Na coletiva, a primeira do novo comitê, Montenegro falou sobre as dificuldades financeiras vividas pelo Bota, que incluem atrasos de salário e empréstimos usando a venda de jogadores como garantia.

"O presidente vai conversar com os jogadores, temos boa parte desse dinheiro depositada. Agora com férias, Justiça fechada, estamos trabalhando para liberar isso. É um dinheiro separado, aguardando só a autorização de um juiz. A venda de algum jogador também, o que chegar primeiro. Em agosto, o Botafogo precisou de dinheiro, como está precisando desde sempre. Chamou alguns investidores, inclusive eu, perguntando se podíamos ajudar e esses botafoguenses ajudaram nesses meses pegando algumas garantias, entre as quais os 25% do Matheus Fernandes. O Botafogo foi consultado pelo Palmeiras e consultou a gente sobre a proposta do Barcelona", afirmou.

A "matemática" foi uma tecla onde o ex-presidente bateu bastante em suas declarações. Ele insistiu que o Alvinegro lucrou mais que o Palmeiras no negócio por Matheus Fernandes.

"Quanto lucrou o Botafogo com Matheus? 4,215 milhões de euros (R$ 19,5 milhões). Quanto o Palmeiras lucrou? 2,875 milhões de euros (R$ 13,3 milhões). Eu acho que o futebol precisa de matemática. Tivemos o exemplo do Cruzeiro no ano passado, quatro dos grandes técnicos do Brasil passaram por lá, investimento alto e um resultado pífio. Questão de matemática. Vários jogadores nos foram oferecidos, mas temos que saber o tamanho do nosso sapato. Muita gente gosta de andar de Ferrari, mas às vezes temos que ter pé no chão. Temos um elenco digno, um técnico em quem confiamos, uma comissão técnica boa, um elenco no qual apostamos na questão da velocidade e da juventude", disse.

Montenegro também afirmou que com a transformação em clube-empresa, o Botafogo terá uma capacidade melhor para sobreviver a longo prazo. O dirigente previu um 2020 difícil, mas necessário.

"Com o clube-empresa vai ter mais matemática ainda. O orçamento do Botafogo, com essa dívida enorme, é fictício. É um ano de matemática e todos os clubes devem seguir isso. É preciso um movimento para acabar com esses salários que chegam à beira da afronta. A S/A não tem prazo, pode ser daqui duas semanas, em março ou em outubro de 2020, em 2021, em 2022... Vários grupos foram contactados, existe uma série de dúvidas. Há muitos detalhes a serem trabalhados. O processo está aberto e não tem como dar prazo. Tudo depende da negociação. O que nos anima é que tem muita gente grande interessada. A diminuição na folha salarial é questão de sobrevivência. A gente não está sinalizando de propósito, não temos dinheiro", declarou.

Botafogo