Topo

Santos

Após projetar diminuição, Santos se reapresenta com sete gringos no elenco

Derlis González e Uribe treinam finalização em atividade no CT do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Derlis González e Uribe treinam finalização em atividade no CT do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

11/01/2020 04h00

O Santos não pretendia, mas na reapresentação do elenco no início da semana lá estavam eles: os estrangeiros. Eles são sete e, com exceção de Sánchez que deve chegar hoje (11), estavam todos lá. O Peixe projetou manter apenas três no grupo para 2020, mas não teve sucesso em negociar os demais.

O zagueiro Felipe Aguilar, o meia Carlos Sánchez e o atacante Soteldo são os "intocáveis" do elenco. Já os demais, Cueva, Bryan Ruiz, Derlis González e Uribe estavam na lista dos negociáveis ou dispensáveis, mas não tiveram sua situação resolvida.

O Peixe ainda tenta romper os contratos de Bryan Ruiz e Derlis González. Enquanto o costarriquenho já disse que aceita deixar o clube desde que o Santos pague o que lhe deve, o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, dono dos direitos do paraguaio, não está interessado no retorno do atleta que está emprestado ao alvinegro até o meio deste ano.

Uribe e Cueva vivem situação um tanto mais complicada. O colombiano despertou interesse do Querétaro, do México, mas a negociação não evoluiu. O Santos quer negociá-lo em definitivo, mas ouviu interessados apenas em contratar o centroavante por empréstimo.

Já o peruano é o dilema de 2020: enquanto o presidente José Carlos Peres acredita que o meia merece mais uma chance após problemas fora de campo, o técnico Jesualdo Ferreira prefere não se pronunciar.

"Não posso responder. Não posso porque não o conheço bem, não sei quais são os problemas. E nunca farei referência a algo que não conheço e não tenho capacidade para explicar. Falarei no tempo certo", afirmou o português em sua apresentação.

A ideia santista, a princípio, era diminuir o número de estrangeiros para ficar dentro do limite de atletas gringos que pode ser relacionado para um jogo: cinco. O tema foi problema no ano passado com o ex-técnico Jorge Sampaoli, que afirmava que o atleta que ficava fora da partida acabava se desgastando.

A promessa do presidente José Carlos Peres é que ao menos a situação de Bryan Ruiz seja resolvida. As duas partes buscam uma rescisão amigável de contrato.

Santos