Topo

O que há por trás da suspensão do técnico que teve vídeo sexual vazado

Víctor Sánchez del Amo é técnico do Málaga desde abril de 2019, mas foi suspenso na última terça-feira (7) - Divulgação
Víctor Sánchez del Amo é técnico do Málaga desde abril de 2019, mas foi suspenso na última terça-feira (7) Imagem: Divulgação

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

09/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Viralizou nas redes sociais nesta semana um vídeo íntimo do técnico do Málaga
  • Víctor Sánchez del Amo tem 43 anos e é considerado promissor no futebol local
  • Ele denunciou crime de violação da intimidade e extorsão antes do vazamento
  • Málaga suspendeu o técnico, o que causou críticas de torcida e opinião pública
  • Há teoria que põe o vídeo como "desculpa" do clube para afastar Sánchez
  • Caso está sendo investigado, com suspeita de invasão hacker ao celular

Víctor Sánchez del Amo é considerado por muitos como um dos treinadores mais promissores do futebol espanhol. Ele trabalha desde 2015 e comanda atualmente o Málaga, depois de passagens por outros três clubes e uma trajetória vencedora como jogador de seleção e de clubes como o Real Madrid. Nesta semana, uma polêmica fez o técnico ser suspenso por tempo indeterminado pelo time da Segunda Divisão espanhola. O afastamento tem causado muita polêmica no noticiário esportivo e entre torcedores.

Na última terça-feira (7), viralizou nas redes sociais um vídeo em que Sánchez aparece com a camisa do Málaga em momento íntimo.

O argumento do clube para suspendê-lo é a espera pela conclusão das investigações, mas a decisão tem sido criticada. Isso porque o treinador, antes mesmo da proliferação das imagens, acionou a polícia para denunciar que estava sendo vítima de extorsão e crime contra a intimidade. A equipe de crimes cibernéticos da Polícia Nacional espanhola investiga como o conteúdo particular se tornou público e quem são as pessoas que tentavam tirar dinheiro de Víctor Sánchez por isso.

- Barça lidera o Campeonato Espanhol; veja tabela

A visão de muitos torcedores e formadores de opinião é que o técnico devia ser defendido pelo clube, e não colocado em posição de desconfiança.

"Existe uma denúncia que está em investigação e o que podemos dizer agora é que uma pessoa possivelmente foi vítima de um crime", relatou María Gámez, subdelegada do governo federal em Málaga. Uma das linhas de investigação é de uma invasão hacker ao celular do treinador.

Víctor Sánchez - Divulgação - Divulgação
Técnico começou em 2015 e é apontado como nome promissor do futebol espanhol
Imagem: Divulgação

Relação conturbada

Víctor Sánchez del Amo é técnico do Málaga desde abril do ano passado e tem contrato até o meio de 2020. O time não está bem, é só 16º colocado após 22 rodadas da Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, duas posições acima da zona de rebaixamento e dez pontos atrás do grupo que se classifica para a segunda fase, ainda com chance de acesso. Nas últimas nove rodadas, só uma vitória.

O quadro piorou na última semana, depois de um empate contra o Oviedo, concorrente direto na tabela. Víctor Sánchez mostrou irritação pela movimentação do clube no mercado da bola: "Temos informação que o objetivo do clube é vender jogadores para fazer caixa e está claro que não podemos estar de acordo. A ideia é melhorar, não atrapalhar mais o time", disse, em crítica aos dirigentes.

Há uma teoria criada por torcedores e difundida em comentários de portais de que a diretoria do Málaga se irritou com as cobranças públicas do treinador e usou o vazamento do vídeo íntimo como desculpa para sacá-lo sem pagamento de multa rescisória e virar a opinião pública contra ele. Abdullah Bin Nasser Al Thani, acionista máximo e presidente do Málaga, postou uma mensagem enigmática no Twitter. Um dos trechos diz: "Seja forte e diga: 'eu errei'".

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, mostrou apoio a Víctor Sánchez: "A intimidade é um direito inviolável". May Catalina Trigo, esposa do treinador, também se posicionou: "Há pouca gente com a personalidade do Víctor e que diga as coisas com tanta clareza e educação. Eu, como sua mulher, não posso acreditar que, depois de sofrer extorsão por fazer o que quer em sua intimidade sem causar dano a ninguém, em vez de acusar os culpados querem mudar o que aconteceu".

Dúvidas sobre futuro

Víctor Sánchez del Amo fechou suas contas em redes sociais logo que foi anunciado o afastamento do Málaga. Ele era muito ativo no Twitter, em que são mais de 40 mil seguidores. A última postagem é exatamente o comunicado de que estava sendo alvo de crime e que o compartilhamento do vídeo em que ele aparece manipulando a genitália por parte de outros internautas também é um delito na Espanha.

Víctor Sánchez 2 - Reprodução - Reprodução
Aos 43 anos, espanhol também é ciclista amador
Imagem: Reprodução

Na internet, o treinador de 43 anos compartilhava momentos de sua vida dentro e fora do futebol. Há muitas fotos que mostram atividade frequente no ciclismo e em jogos de tênis, além de participação em cursos e palestras, inclusive sobre psicologia esportiva e coaching, além da parte de treinamento.

Além do Málaga, com o qual está vinculado até junho, Sánchez também já trabalhou por Real Bétis, Olympiacos-GRE e Deportivo La Corunã, que foi justamente o clube em que jogou mais tempo durante a carreira, entre 1999 e 2006. Ele participou do único título nacional da história do time, em 1999/2000. Nascido na capital espanhola, começou a carreira no Real Madrid, estreou profissionalmente em 1996 e parou em 2008, aos 32 anos, no Elche.