Topo

Campeonatos

La Liga


Na mira do Barça, Emerson se espelha em Dani Alves e vira destaque do Betis

Emerson comemora após marcar pelo Betis contra o Villarreal; lateral brasileiro é destaque e seguido pelo Barça - Carlos Sanchez Martinez/Icon Sportswire via Getty Images
Emerson comemora após marcar pelo Betis contra o Villarreal; lateral brasileiro é destaque e seguido pelo Barça Imagem: Carlos Sanchez Martinez/Icon Sportswire via Getty Images

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Emerson, lateral brasileiro do Betis, tem se destacado nas estatísticas de ataque no Espanhol e pode parar no Barcelona ainda neste ano, segundo o AS.
  • São sete participações diretas (gols ou assistências) em gols do Betis na temporada; marca coloca o brasileiro na liderança entre os defensores.
  • O lateral brasileiro tem como espelho justamente Daniel Alves, que fez história como lateral ofensivo no Barça.
  • Emerson se mostrou surpreendido com a própria evolução. "As coisas estão acontecendo de forma rápida", disse ao UOL Esporte.
  • O jogador de apenas 20 anos foi cortado do Pré-Olímpico, mas já jogou pela seleção principal -- atuou no amistoso contra a Coreia do Sul.

Desde a saída de Daniel Alves, a lateral direita nunca mais foi a mesma no Barcelona. Entra ano, sai ano, o clube catalão busca alternativas para ter um jogador que se aproxime do atual atleta do São Paulo, dono de uma história vencedora no Camp Nou. De acordo com a imprensa espanhola, a alternativa de mercado da bola mais quente no momento é a do brasileiro Emerson, destaque (ofensivo) do Betis no Campeonato Espanhol.

Durante a Era Guardiola, Daniel Alves era peça fundamental na organização do ataque do Barcelona e constantemente aparecia nas estatísticas como um dos grandes "garçons" na La Liga. Somente Luis Suárez, ainda no Barça, deu mais passes para Lionel Messi balançar as redes pelos catalães.

Dani somou 42 assistências para o argentino durante a passagem pelo Barça. Emerson, no Betis e já sob monitoramento do Barcelona, tem sobrado justamente nas estatísticas que elevaram o patamar do hoje veterano brasileiro na Catalunha.

Com sete participações diretas em gols da equipe de Sevilla (três anotados e quatro assistências), o brasileiro de apenas 20 anos, cortado a pedido do próprio Betis da lista da seleção brasileira que disputará o Pré-Olímpico, lidera o ranking de produtividade ofensiva dos defensores na Espanha. Nomes como Sergio Ramos (Real Madrid) e Jordi Alba (Barcelona) ficam atrás de Emerson, que voltou a chamar a atenção do Barça e tem em Dani Alves como um espelho.

"Ele é um dos melhores laterais do mundo e sempre foi um exemplo para mim", comentou o jogador, em conversa com o UOL Esporte na qual se mostra animado com a evolução rápida no futebol espanhol.

"Confesso que não fico pensando tanto nos números de forma individual, mas é claro que esses dados são legais porque demonstram que estou no caminho certo. Sei que a minha primeira função é ajudar a equipe na parte defensiva, mas sempre fui um lateral com presença ofensiva. Sou aquele jogador 'fominha' e gosto de participar muito do jogo [risos]", comentou.

De acordo com o jornal AS, o clube catalão estuda comprar o jogador ainda nesta janela de inverno. Emerson chegou à Europa como contratado do Barcelona, que anunciou a contratação do jovem há um ano. Na negociação que tirou o atleta do Atlético-MG, o Betis pagou metade do valor da compra e ficou com o jogador desde o início de 2019.

Emerson Betis - Cristina Quicler/AFP - Cristina Quicler/AFP
Emerson é um dos destaques da temporada no Campeonato Espanhol
Imagem: Cristina Quicler/AFP

No acordo divulgado pelo jornal espanhol, o Barça precisaria pagar 6 milhões de euros (quase R$ 28 milhões) para recomprar Emerson em 2021. Caso queira antecipar o negócio, o valor da multa é ainda maior, já que os dois clubes dividem os direitos econômicos do lateral direito. Atuar na Catalunha ainda é um sonho, mas que pode se tornar real em pouco tempo.

"Quem não gostaria de jogar no Barcelona? Estou focado no Betis e muito feliz aqui. O clube abriu as portas para mim na Europa e quero retribuir toda essa confiança da melhor forma possível. O futuro a Deus pertence", filosofou o atleta, que estreou pela seleção brasileira diante da Coreia do Sul, em novembro.

"Estou prestes a completar um ano de Espanha e as coisas estão acontecendo de forma rápida. A minha adaptação foi a melhor possível e é muito bacana saber, se realmente for verdade, que o Barcelona estuda a minha ida antes do previsto. Isso é importante porque me dá ainda mais confiança para seguir trabalhando, mas estou focado no Betis e quero ajudar o clube a conquistar nossos objetivos na temporada", encerrou.

Evolução defensiva

Emerson seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Emerson estreou pela seleção brasileira no último mês de novembro
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Os números relevantes no ataque alimentam também a preocupação defensiva de Emerson neste início de trajetória no futebol europeu. A característica de ataque hoje é trabalhada ao mesmo tempo em que o Betis insiste em um trabalho tático intenso com o atleta de 20 anos.

Acima do poder ofensivo do brasileiro, o clube da Andaluzia busca um lateral equilibrado para a equipe.

"Desde os meus primeiros treinos no clube [Betis], o pessoal da comissão técnica me elogiou e me passou muitas orientações. Eles gostam de aperfeiçoar a parte tática e o foco deles é mais esse, mas nunca deixaram de falar para eu seguir apostando no meu jogo e nas minhas qualidades individuais", destacou.