Topo

Fora do Corinthians há 2 meses, Carille fica perto de time dos Emirados

Treinador pode assumir o Al Ain, dos Emirados Árabes, em substituição ao croata Ivan Leko - Marcelo Zambrana/Agif
Treinador pode assumir o Al Ain, dos Emirados Árabes, em substituição ao croata Ivan Leko Imagem: Marcelo Zambrana/Agif

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

26/12/2019 12h16

Resumo da notícia

  • Al Ain, dos Emirados Árabes, está sem técnico há uma semana e fez consulta
  • Carille se animou com o projeto e desistiu de período de estudos na Europa
  • Clube trabalha em outras frentes, mas negociação é considerada avançada
  • Treinador desde 2017, Carille trabalhou no Oriente Médio no último ano
  • Ele saiu do Corinthians em novembro com quatro outros profissionais

Demitido do Corinthians no começo de novembro, depois de uma sequência de oito partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro, o técnico Fábio Carille pode mudar de país em 2020. Após fracassarem suas conversas com o Atlético-MG, o treinador campeão nacional de 2017 recebeu uma consulta do Al Ain, um dos principais clubes dos Emirados Árabes. Segundo apurou o UOL Esporte, as negociações são consideradas avançadas, o que fez o treinador desistir de um período de estudos na Europa.

O Al Ain espera anunciar o treinador brasileiro nos próximos dias. O clube começou a temporada sob o comando do croata Ivan Leko, mas ele foi demitido no último dia 19, depois de uma derrota por 2 a 1 para o Al Dhafra que afastou o time da briga pela liderança após dez rodadas da Arabian Gulf League (o campeonato emiratense). O egípcio Ghazi Fahad assumiu como interino e venceu um jogo das oitavas de final da Copa do Presidente (a Copa do Brasil de lá), mas não deve terminar a temporada.

O clube trabalha em outras frentes, inclusive um nome brasileiro não revelado, mas a preferência é pelo ex-corintiano.

Carille já trabalhou no futebol árabe. Em 2018, ele comandou por seis meses o Al Wehda, da Arábia Saudita, e a experiência foi elogiada por ter feito um time vindo da Segunda Divisão brigar entre os primeiros colocados. No ano seguinte ele retornou ao Corinthians para uma segunda passagem, foi campeão paulista no primeiro semestre, mas fracassou na sequência da temporada e acabou demitido em novembro.

Na oportunidade, Carille refletiu sobre a própria carreira e disse em entrevista ao programa "Bola da Vez", da ESPN Brasil, que "eu, como técnico, sou imaturo. Estou começando. Um aprendizado grande."

O Al Ain seria apenas o terceiro clube da carreira do treinador de 46 anos, que começou em 2017 e acumulou dois Campeonatos Paulistas e um Brasileirão na primeira passagem. Antes de ser técnico ele foi auxiliar do próprio Corinthians por oito temporadas.

Carille deixou o Corinthians há dois meses ao lado de quatro profissionais da comissão técnica: Cuca e Fabinho (auxiliares), Dênis Luup (analista de desempenho) e Walmir Cruz (preparador físico). Durante a passagem pela Arábia Saudita também trabalharam Mauri Lima, preparador de goleiros, e um tradutor local, além de Mauro da Silva, que ficou no clube brasileiro após a saída do treinador.