Topo

Cinco negociações que agitaram Mercado da Bola na semana

Do UOL, em Belo Horizonte

14/12/2019 04h00

O mercado da bola do futebol brasileiro está cada vez mais agitado. Apenas ontem, cinco fatos marcaram o período mais movimentado nos bastidores do esporte.

O Corinthians se acertou com Luan, atacante do Grêmio. Vanderlei Luxemburgo deixou o Vasco após uma passagem bem-sucedida. Também no mercado de treinadores, Adilson Batista tem futuro incerto no Cruzeiro. Pedro Rocha aparece na mira do Flamengo. Os cariocas também tentam a renovação com Éverton Ribeiro.

Veja, abaixo, o panorama de cada uma das negociações:

Corinthians se acerta com Luan

O meia-atacante Luan, do Grêmio, é o primeiro reforço do Corinthians para 2020 no mercado da bola. Já houve um acerto entre as três partes, restando apenas a assinatura. Segundo apurou o UOL Esporte, o melhor jogador da América do Sul em 2017 assinará contrato por quatro temporadas. A data do encontro para sacramentar a assinatura e burocracias será definida nas próximas horas. A reportagem ainda apurou que o Corinthians pagará R$ 20 milhões por 55% dos direitos econômicos do atleta. Inicialmente, o Corinthians não liberou nenhum jogador em troca para o clube gaúcho. No entanto, a negociação fechou com essa pendência, e o Grêmio ainda pode receber um atleta do clube de Parque São Jorge na transação.

Luxemburgo deixa o Vasco

O técnico Vanderlei Luxemburgo não ficará no Vasco para a próxima temporada. O treinador, que chegou a São Januário no começo do Campeonato Brasileiro, se despediu do clube ontem (13), após algumas reuniões sem sucesso com a diretoria. A reportagem apurou que a saída de Luxa representou uma derrota para o departamento de futebol. Nos últimos dias, o "vestiário" cruzmaltino discutia com o departamento financeiro sobre as possíveis garantidas pedidas pelo treinador para 2020. Enquanto dirigentes ligados ao campo insistiam que havia solução, aqueles ligados ao "caixa" informaram que não era possível sinalizar com uma verba que não entraria. Sem isso, Vanderlei deixou o clube.

Adilson Batista incerto no Cruzeiro

A demissão de Zezé Perrella do cargo de gestor de futebol deixou a situação de Adilson Batista indefinida no Cruzeiro. Márcio Rodrigues, novo vice-presidente, afirma que ainda não acertou a permanência do técnico para 2020, mesmo que o clube tenha confirmado a sua manutenção na tarde de ontem (13). Diretoria e comissão técnica ainda conversam sobre o contrato que será firmado na próxima temporada, quando a equipe disputará a Série B do Campeonato Brasileiro.

"Não [está definida a situação do Adilson Batista], mas estamos conversando", afirmou Márcio Rodrigues, novo vice de futebol do clube, em rápido contato telefônico com o UOL Esporte.

Pedro Rocha negociando com o Flamengo

O Flamengo negocia com um reforço para o setor ofensivo no mercado da bola: trata-se do atacante Pedro Rocha, que estava no Cruzeiro. O jogador, de 25 anos, chegaria à Gávea por empréstimo de um ano junto ao Spartak de Moscou, da Rússia, que detém os direitos dele. Pedro Rocha defendeu o Cruzeiro na última temporada, também por empréstimo do Spartak, mas não há chance de renovar, uma vez que é considerado um jogador caro para o momento financeiro pelo qual a Raposa passa. Ao mesmo tempo, a diretoria do clube russo não coloca o atacante nos planos.

Everton Ribeiro renovando no Fla também

O Flamengo anunciou, na manhã de ontem (13), a renovação com o meia Everton Ribeiro, que tinha contrato até maio de 2021. O novo vínculo do camisa 7 vai até dezembro de 2023. Esta é a primeira movimentação do Rubro-Negro neste mercado da bola visando o elenco profissional. O jogador foi um dos destaques da equipe rubro-negra nesta temporada, sendo um dos protagonistas das conquistas do Carioca, Brasileiro e Libertadores. Com o novo documento assinado, Everton Ribeiro recebeu um reajuste salarial, equiparado a outros nomes do elenco.