Topo

Liga dos Campeões 2019/2020


Liverpool leva susto, empata com Napoli e ainda não avança na Champions

Firmino e Sadio Mané disputam a bola com Fabian Ruiz em Liverpool x Napoli - Oli SCARFF / AFP
Firmino e Sadio Mané disputam a bola com Fabian Ruiz em Liverpool x Napoli Imagem: Oli SCARFF / AFP

Do UOL, em São Paulo

27/11/2019 18h54

Liverpool e Napoli empataram por 1 a 1 hoje, em Anfield Road, na Inglaterra, pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os gols foram feitos por Mertens, em lindo chute cruzado e indefensável para Alisson, e por Lovren, que saltou para empatar pelos ingleses.

O resultado manteve os Reds na primeira colocação do Grupo E, com 10 pontos, mas ainda não os classificou para as oitavas de final; afinal, enquanto o Napoli tem nove pontos, o Salzburg tem sete e ainda pode tirar o Liverpool da disputa com uma combinação de resultados.

O atual campeão da Champions League terá uma partida decisiva na próxima (e última) rodada da fase de grupos: no dia 10 de dezembro, às 14h55 (de Brasília), o Liverpool visita o próprio Salzburg. Se o time inglês perder, terá de torcer para o Napoli não vencer o Genk na Itália no mesmo horário.

A jogada do gol do Napoli teve um toque de controvérsia. Aos 21 minutos, muitos torcedores viram falta a favor do Liverpool quando Mertens se chocou com Van Dijk em uma disputa de bola área - lance que levou o zagueiro holandês ao chão, com dores. O árbitro espanhol Carlos del Cerro Grande não viu irregularidade e deixou a partida seguir normalmente.

Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

Em seguida, a bola chegou até Di Lorenzo, que levantou a cabeça e fez um lançamento a partir do campo de defesa. Mertens, que correu na direção da área logo depois de dividir com Van Dijk, dominou o passe e chutou cruzado para a rede. A finalização foi perfeita, no cantinho, e não pôde ser alcançada por Alisson, que estava no canto oposto para tentar fechar a visão do belga.

Do outro lado, o Liverpool parecia sentir falta dos passes de Alexander-Arnold (que começou no banco e só disputou os últimos 15 minutos do jogo) para facilitar a criação de jogadas ofensivas, mas a criatividade apareceu em lampejos positivos; aos 40 do primeiro tempo, por exemplo, o brasileiro Firmino brilhou com um lindo passe para Mané, que cruzou rasteiro para a área e não encontrou nenhum homem de vermelho.

Os Reds estiveram ainda mais perto do empate aos nove minutos do segundo tempo. Aproveitando o fato de que o goleiro Meret saiu mal do gol, Firmino puxou a bola e finalizou para a meta livre, mas Koulibaly impediu o Liverpool de empatar 10 minutos antes. Porém, não teve jeito: aos 20, Lovren aproveitou escanteio cobrado por Milner e saltou para igualar o placar.

Fabinho vira preocupação para o Liverpool

Carl Recine/Reuters
Imagem: Carl Recine/Reuters

O volante é um dos pilares deste time de Jurgen Klopp, mas pode se tornar uma dor de cabeça para o treinador alemão. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Fabinho sentiu dores no joelho e teve de ser substituído por Wijnaldum.

O assunto interessa bastante a uma grande torcida brasileira, já que o Flamengo pode enfrentar o Liverpool no Mundial de Clubes em dezembro, daqui a menos de um mês.