Topo

Ex-comentarista de programa esportivo da TV espanhola é detido por calote

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/11/2019 18h23

O francês François Gallardo, ex-comentarista do programa El Chiringuito no canal de TV espanhol Mega, foi detido pela Polícia da Catalunha no último sábado quando andava pelas ruas da região central da cidade de Sabadell. A informação foi divulgada hoje pela imprensa espanhola.

Em 2017, o Ministério Público local pediu a prisão de Gallardo por quatro anos, cobrando ainda uma multa de 6 mil euros (mais de R$ 26,5 mil em valores atuais), após acusar o comentarista de um golpe de 12 mil euros contra um jornalista de uma rádio.

De acordo com o site iSabadell, Gallardo havia aproveitado sua relação de confiança com a vítima e pediu a ela 21 mil euros para investir em um fundo relacionado ao mundo do futebol, com a promessa de que pagaria com juros em seis meses. No entanto, pagou apenas 9 mil euros do empréstimo antes de desaparecer.

Conforme autoridades locais, o ex-comentarista trabalhou "guiado pelo propósito de obter um enriquecimento patrimonial ilícito (...), fazendo-se passar por agente Fifa e fingindo ser administrador de uma empresa". Além disso, o detido sabia que a vítima tinha problemas financeiros na época do empréstimo.

Desde então, havia contra ele três mandados de busca e apreensão - em duas ocasiões anteriores, alegou condições de saúde para não depor a respeito do caso às autoridades. O site do jornal ABC informou ainda que Gallardo "passou esta terça-feira à disposição da Justiça, e não se descarta sua prisão".

O francês chegou a Sabadell aos 17 anos para tentar a carreira de jogador de futebol em um clube da cidade. Na TV, ficou conhecido pela imagem caricata que levava aos debates esportivos.

"Este peculiar personagem falava das possíveis contratações que as grandes equipes tinham em mente, sempre com o argumento de contar com informação privilegiada, algo que acabou se mostrando falso", descreve a publicação. "No entanto, apesar de sua enorme popularidade, de repente desapareceu da televisão, e nada mais se soube dele. Até hoje, quando voltou a ser notícia", completa.

Manifestantes pedem independência da Catalunha em Barcelona

Band Notí­cias