PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Mano busca 5ª vitória seguida ainda sem conseguir repetir time no Palmeiras

Mano Menezes venceu seus quatro primeiros jogos com quatro escalações diferentes - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Mano Menezes venceu seus quatro primeiros jogos com quatro escalações diferentes Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Mano Menezes ainda não conseguiu repetir uma escalação no Palmeiras
  • Problemas como suspensões, lesões e convocações atrapalharam
  • Técnico valoriza mais o dia a dia dos treinos do que a repetição do time nos jogos
  • Palmeiras busca hoje contra o CSA sua quinta vitória seguida com Mano

O Palmeiras entrará em campo hoje diante do CSA, a partir das 19h15, no Pacaembu, com sua quinta escalação diferente em cinco jogos sob o comando de Mano Menezes. Desde que chegou, por motivos fora de seu controle, o treinador ainda não conseguiu repetir um time titular. Os desfalques, porém, não tem atrapalhado em campo: apesar de algumas oscilações no desempenho, o treinador tem conseguido os resultados e busca contra os alagoanos sua quinta vitória seguida no Brasileirão.

Desta vez, a principal ausência é o lateral direito Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com o reserva Mayke no departamento médico, Mano deve recorrer a Jean, que fez apenas duas partidas como titular na temporada. Além disso, ele tem o retorno de Dudu, que ficou fora do jogo contra o Fortaleza também por suspensão; Zé Rafael é quem deve sair do time.

A única vez que Mano teve força máxima à disposição e escalou o time considerado ideal foi na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Allianz Parque. A equipe, na ocasião, foi formada por Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano.

Já em suas duas primeiras partidas, contra Goiás e Fluminense, o treinador não contou com Weverton e Gustavo Gómez, convocados respectivamente para as seleções de Brasil e Paraguai. Além disso, contra o Goiás, Felipe Melo estava suspenso, enquanto diante do Flu, Ramires e Zé Rafael ficaram fora por questões médicas.

Tentando modificar a forma de jogar do Palmeiras para um estilo mais baseado na troca de passes e na posse de bola, Mano tem tentado repetir ao máximo uma base. Seis atletas foram titulares em todos os quatro jogos do treinador até aqui: Marcos Rocha, Vitor Hugo, Diogo Barbosa, Bruno Henrique, Gustavo Scarpa e Luiz Adriano. Essa lista diminuirá para cinco nomes hoje, com a ausência do suspenso Marcos Rocha.

Apesar disso, Mano tem enfatizado que o mais importante para consolidar seu modelo de jogo não é repetir o time nos jogos, mas trabalhar as ideias que ele quer implantar no dia a dia dos treinamentos. Avesso a fazer análises individuais dos jogadores, o treinador prefere valorizar os mecanismos coletivos e a repetição dos conceitos nas atividades realizadas na Academia de Futebol.

Quase todos os treinos abertos à imprensa até aqui, por exemplo, foram exercícios para estimular a troca de passes curtos em alta intensidade e o raciocínio rápido. O time já trabalha mais a bola com Mano do que com o antecessor Felipão, mas o treinador ainda vê essa mudança em um estágio inicial, já que não completou ainda nem um mês de clube. Contra o CSA, apesar de mais uma vez a equipe estar modificada, será mais uma oportunidade de dar um novo passo nesse processo.

Palmeiras x CSA

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 26 de setembro de 2019 (quinta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha (BA) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Palmeiras: Weverton; Jean, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes

CSA: Jordi; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castan e Carlinhos; Naldo, João Vitor e Jonatan Gómez; Bustamante, Apodi e Alecsandro. Técnico: Argel Fucks

Palmeiras