Topo
Comprar ingresso
Comprar ingresso

Ajustar time, fechar elenco... Corinthians tem 'lista de tarefas' em parada

Fábio Carille tem uma série de situações para resolver antes do início do segundo semestre - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Fábio Carille tem uma série de situações para resolver antes do início do segundo semestre Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

16/06/2019 04h00

As próximas semanas devem servir para colocar a casa em ordem dentro e fora de campo no Corinthians. Fábio Carille espera usar as semanas de treino para fazer ajustes na equipe e encontrar soluções táticas, mas também espera que a diretoria acelere as decisões sobre saídas e chegadas de jogadores para aprontar o elenco para o segundo semestre o quanto antes

A falta de criatividade do time talvez seja a principal ponta solta a resolver nesta parada da Copa América, e o próprio Carille admite a prioridade pela armação. "O sistema defensivo já está dentro do esperado. É claro que vamos repetir muitas coisas, colocar o Bruno Méndez para trabalhar mais na posição dele, porque é um jogador que está chegando com uma ideia de jogo diferente... Mas vamos focar mesmo é na construção e em terminar melhor as jogadas", adiantou no início da semana.

Os ajustes incluem o encaixe do meio-campo com dois armadores e definições no ataque. Sornoza e Jadson permanecem como titulares? Ou Pedrinho reassume a vaga? Mateus Vital tem chance? Everaldo pode ser usado junto com Clayson, sendo ambos pontas esquerdas? São muitas as questões que Carille deve testar e tentar responder ao longo das três semanas de treino que comandará neste hiato de partidas oficiais.

Longe dos gramados, as decisões são mais estruturais. O treinador já revelou que "há propostas oficiais" por corintianos, de forma que não há garantias de manutenção do elenco para a metade final de 2019 - Pedrinho é um dos que desperta interesse estrangeiro, por exemplo. Fora isso, o clube aguarda a saída de Ángel Romero, já irreversível, procura interessados em um empréstimo de Araos e tenta adiantar a devolução de Sergio Díaz ao Real Madrid.

"Pode acontecer que saiam alguns jogadores, e temos que estar preparados. O que tenho pedido para a diretoria é que a gente tenha tudo definido o quanto antes para aproveitar este tempo de trabalho", projeta Carille, que volta a comandar treinamentos no CT Joaquim Grava na segunda-feira que vem (24), após recesso de dez dias.

No entanto, a grande novidade deste meio de ano pode ser a chegada de um jogador - não a saída. Gil segue tentando liberação do Shandong Luneng na China, a seis meses do final de seu contrato, e o Corinthians é o favorito a repatriá-lo. O clube já apalavrou salários e tempo de contrato com o zagueiro e vive expectativa de receber o reforço nas próximas semanas.

Ainda dá para incluir o futuro de Carille entre as situações a esclarecer. O treinador recebeu sondagem do Al Hilal, da Arábia Saudita, e foi pouco assertivo ao falar do assunto nesta semana. "Por enquanto só estou sabendo do que saiu na imprensa. Vou encontrar meu empresário, e aí sim posso saber de alguma coisa diferente", afirmou na última sexta-feira (14).

O Corinthians disputa amistosos contra Botafogo-SP e Vila Nova-GO nos dias 29 de junho e 4 de julho, depois tem sequência de treinos até encarar o CSA pela décima rodada do Brasileirão, no dia 14 de julho.

Errata: o texto foi atualizado
Diferente do informado anteriormente, o jogo do Corinthians contra o CSA pela décima rodada do Brasileirão já tem data marcada e será realizado no dia 14 de julho. O erro foi corrigido.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.