Topo

Santos

Suspensão impede Pituca de igualar maior sequência titular do Santos no ano

Diego Pituca comemora após marcar pelo Santos contra o Vasco - Marcello Zambrana/AGIF
Diego Pituca comemora após marcar pelo Santos contra o Vasco Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

01/06/2019 04h00

O meia Diego Pituca é um dos principais jogadores do Santos do técnico Jorge Sampaoli e o argentino vai ter que pensar bastante para substituir o jogador que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo para o duelo de amanhã, às 16h, contra o Ceará, no Castelão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Após 11 jogos consecutivos como titular, o meia igualaria a maior sequência como titular do ano no Santos em meio ao rodízio implantado pelo argentino. Ela pertence ao zagueiro colombiano Felipe Aguilar, que jogou 12 vezes seguidas entre a partida contra o Bragantino, pela 4ª rodada do Paulistão, e o confronto diante do Novorizontino, pela 11ª rodada, somando jogos pela Copa do Brasil e Sul-Americana.

O meia é quem mais começou jogos como titular neste ano, com 29 partidas. Em número de jogos no ano, ele só fica atrás de Jean Mota, que entrou em campo 30 vezes na temporada, e empata com Victor Ferraz, que tem 29 no total.

A maior sequência em vigor, depois de Pituca, é do zagueiro Gustavo Henrique, com nove jogos seguidos, mas ela também será quebrada já que o defensor é outro suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Outros pilares do time também já conseguiram sequências grandes. Jean Mota iniciou o ano com 10 jogos seguidos e depois teve nova sequência de 10 jogos. Victor Ferraz atingiu nove jogos, Vanderlei, Alison e Derlis González chegaram a sete e Carlos Sánchez teve seis.

Quem vem se firmando na equipe de Jorge Sampaoli é o zagueiro Lucas Veríssimo, que deve chegar a oito jogos consecutivos como titular diante do Ceará, a nova maior sequência em vigor. O defensor ganhou espaço após voltar de lesão e, principalmente, depois da falha do também zagueiro Luiz Felipe no gol do Corinthians, na partida de ida da semifinal estadual.

Para o lugar de Pituca, Sampaoli tem várias opções. Quem mais se assemelha ao meia por característica é o volante Jean Lucas, que pode atuar mais solto. Nesse cenário, o volante Alison pode voltar ao time titular ou o argentino pode promover a estreia de Jobson, que jogou pelo time de aspirantes no meio de semana e foi o principal destaque da equipe.

Caso opte por manter Jean Lucas como primeiro volante, Sampaoli pode escalar Sánchez na função, recuar Jean Mota para o setor e colocar Cueva mais adiantado ou até colocar Luiz Felipe e mudar o esquema para um 3-4-3.

No treinamento de ontem, o argentino não deu pistas do time que entrará em campo e fez vários testes ao longo da atividade. O treinador não terá Soteldo, também suspenso pelo terceiro amarelo, mas poderá contar com os novos reforços Marinho e Uribe, já regularizados e à disposição.

Santos