Topo

Santos

Ex-Santos lembra parceria com Uribe e o vê como "peça que faltava ao time"

Maikon Leite, na época em que jogava no Santos - Ricardo Nogueira/Folhapress
Maikon Leite, na época em que jogava no Santos Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

31/05/2019 12h00

O atacante Maikon Leite, hoje no Brasiliense, conhece bem o futebol do centroavante Fernando Uribe, novo reforço do Santos para a temporada 2019. Os dois atuaram juntos no Toluca, do México, em 2016 e o ex-jogador do Santos é só elogios ao atacante colombiano.

Pelo Toluca, Maikon Leite atuou pouco, foram apenas oito jogos e dois gols marcados, mas durante o período em que esteve no clube mexicano ele assistiu de perto Uribe anotar 14 gols em 23 partidas e ser decisivo. O colombiano fecharia aquela temporada balançando as redes 22 vezes em 42 jogos.

"Era um cara muito decisivo e que foi muito importante pra gente no Toluca. Além de nos dar confiança de que os gols sairiam, ele era importante pra deixar a defesa adversária preocupada, incomodada. Um ótimo centroavante e fera pra marcar os gols", disse o ex-santista ao UOL Esporte.

De longe, Maikon Leite tem acompanhado o futebol do Santos do técnico Jorge Sampaoli e acredita que Uribe é exatamente a peça que faltava ao elenco comandado pelo argentino. O atacante do Brasiliense está na torcida pelo Peixe.

"É um futebol gostoso de assistir. Acredito que um camisa 9 como o Uribe era o que faltava ao Santos. Muitas vezes a bola passa pela área e o Santos não marca pela ausência dessa referência. Acho que o Uribe é a peça certa para o Santos, vai agregar muito. Tenho um carinho especial pelo Santos e um sentimento de gratidão por tudo que vivi lá", completou.

Maikon Leite chegou ao Santos em 2008 vindo do Santo André e teve um ótimo início, mas foi atrapalhado por gravíssimas lesões durante sua passagem. Chegou a ser emprestado ao Athletico-PR em 2010, retornou ao Peixe em 2011 e participou da campanha do título da Copa Libertadores da América, mas deixou o clube de graça após assinar pré-contrato com o rival Palmeiras.

Depois disso rodou por Náutico, Atlas (MEX), Sport, Al-Shaab (EAU), Toluca (MEX), Bahia, Ceará, Figueirense e Brasiliense. Aos 30 anos, o atacante hoje disputa a Série D pelo clube do Distrito Federal.

Quem também conhece bem o futebol de Fernando Uribe é o meia peruano Cueva. Os dois atuaram juntos no Toluca na temporada 2015/16 e tiveram bons números individuais, apesar de apenas três assistências diretamente de Cueva para Uribe. O peruano terminou a temporada com sete gols e cinco assistências, enquanto o centroavante marcou 20 gols pelo clube mexicano.

Santos