Topo

Internacional

Destaques do Caxias fizeram base no Inter, mas não tiveram chance no time

Rafael Gava marcou seis gols e deu cinco assistências neste Gauchão pelo Caxias - Divulgação/Caxias
Rafael Gava marcou seis gols e deu cinco assistências neste Gauchão pelo Caxias Imagem: Divulgação/Caxias

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/04/2019 04h00

Melhor time do Gauchão fora da dupla Gre-Nal, o Caxias terminou a primeira fase da competição em terceiro. Fez 20 pontos em 11 jogos. E dois dos principais destaques da equipe do técnico Pingo foram formados no Internacional. O destino acabou sendo o mesmo para Juliano e Rafael Gava. Por não terem chance no principal, ambos deixaram o Colorado, adversário deste sábado às 16h30 (de Brasília), em jogo de volta da semifinal do Estadual.

O volante Juliano tem 28 anos e viveu mais tempo de Inter. Fez todas as categorias de base no time, morou nos alojamentos, criou a esperança de ser aproveitado. O que acabou não acontecendo. Até 2012, era o Inter que detinha seus direitos, depois, Goiás, Fortaleza, Figueirense, CRB e agora o Caxias.

"Eu cheguei com 12 anos ao Internacional e passei por todas as categorias do clube, morei seis anos no alojamento, fiz grandes amigos, vivenciei grandes momentos, conquistei muitos títulos e o mais importante de tudo foi a maturidade adquirida durante todo processo até os profissionais", disse o marcador ao UOL Esporte.

"Eu saí emprestado para o Goiás com a expectativa de ter mais minutos em campo, pois aquela época foi um período em que o Internacional ganhou muitos títulos importantes e consequentemente acabava sobrando menos espaço para quem estava subindo para o profissional", completou. "Pretendia voltar, mas depois que conquistamos o título da Série B de 2012 pelo Goiás, acabei ficando mais 3 anos em Goiânia e dando sequência a minha carreira", acrescentou.

A realidade não foi diferente com Rafael Gava. O meia que hoje tem 25 anos chegou ao Inter em 2011 depois de ter começado no Guarani. Fez parte dos times de base até 2014. Sem chance, acabou saindo emprestado e não renovando contrato.

"Foi uma passagem boa, eu cheguei, fiz três anos de contrato. Nos dois primeiros fiquei no Sub-23, juniores, Gauchão, Copinha, então avalio como uma passagem boa, evoluí em posicionamento, em modelo de jogo, os profissionais eram muito qualificados, como o André Jardine, um ótimo técnico que faz o jogador evoluir. Em 2014 era meu primeiro ano no profissional como eu não queria ficar só treinado e jogar a Copinha, procurei um time, fui para o ASA, joguei lá. No fim do ano acabou meu contrato, não renovamos e em 2015 fui para o Lajeadense", contou ao UOL Esporte.

"Gostaria de ter ficado mais tempo porque na época que eu tava realmente a base não tinha muita oportunidade. E logo em seguida, em 2014, veio o Abel Braga e começou a usar vários jogadores da base. Tinha jogadores dois anos mais novo que eu e tiveram oportunidades, Dourado, Valdívia, William, Leandro. Vários jogadores tiveram oportunidades e realmente na minha época eu treinei várias vezes com profissional, com os que não iam para os jogos, treinava bem, e mesmo assim nunca tive oportunidade. O Aguirre seguiu o trabalho dando chance para base e eles deram conta do recado. Obviamente eu gostaria de ter continuado mais, poderia ter uma chance ou não", acrescentou.

Juliano é um dos destaques do Caxias no Campeonato Gaúcho - Divulgação/Caxias - Divulgação/Caxias
Imagem: Divulgação/Caxias

Destaques do campeonato

Juliano é homem de marcação. Jogou 11 jogos no Gauchão até agora, não marcou gols. Se destaca pela pegada e o início da construção das jogadas pela equipe da serra. "Estamos fazendo um grande Gauchão, conseguimos colocar em prática um estilo de jogo com posse de bola e temos uma equipe bastante competitiva. Estou me sentindo bem no Caxias, feliz e com expectativa que o clube alcance voos maiores", opinou.

Já Gava impressiona pelo aproveitamento. Um dos melhores jogadores do campeonato, o meia-atacante tem seis gols e cinco assistências em 10 partidas. Foram dele praticamente um terço dos gols do Caxias na competição. Somando gols e assistência, ele participou de 11 dos 17 gols da equipe grená.

"Para mim tá sendo um início de campeonato muito bom, sou muito feliz no Caxias, gosto muito do clube, tem uma estrutura muito boa, merece patamares melhores. O meu melhor início de temporada, estou muito feliz com gols, assistências, ajudando o time, sendo dinâmico, jogando bem. Acho que uma ou outra não fui tão bem, mas não fui mal, o restante foi de bom para ótimo, então estou muito feliz com as minhas atuações e os números também. Espero uma boa temporada, produtiva, podendo ajudar o Caxias", finalizou.

Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, o Inter joga por qualquer empate, vitória ou até derrota por 1 a 0 para ir à final. Ao Caxias cabe igualar o placar do jogo passado para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por um gol de diferença marcando mais de dois gols, ou ainda vencer por dois ou mais de margem.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X CAXIAS

Data e hora: 06/04/2019 (Sábado), às 16h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Tiago Augusto Kappes Diel
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Roberto, Emerson Santos e Uendel; Rithely, Nonato, Camilo, Sarrafiore e Parede; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann
CAXIAS: Luís Cetin; Eduardo Diniz, Junior Alves, Thiago Sales e Samuel Balbino; Juliano, Foguinho, Eliomar e Caio Cézar (Rafael Gava); Bruno Alves e Junior Juazeiro.
Técnico: Pingo

Internacional